terça-feira, 25 de agosto de 2020

POR QUE "LEÃO DA TRIBO DE JUDÁ"?

E disse-me um dos anciãos: Não chores; eis aqui o Leão da tribo de Judá, a Raiz de Davi, que venceu para abrir o livro e desatar os seus sete selos (Ap.5.5).

Esta expressão "Leão da tribo de Judá" aparece uma única vez no texto sagrado (Ap.5.5), faz referência a profecia de Jacó quando pronunciava as bênçãos sobre seus doze filhos, que seriam os cabeças das doze tribos de nação de Israel. Judá foi o quarto filho de Jacó com Léia (Gn.29.32-35). O patriarca percebendo que seus dias estavam se findando, chamou seus doze filhos e pronunciou sobre eles as bênçãos e acontecimentos futuros que lhes aconteceriam (Gn.49.1,2). Sobre Judá, ele disse: "Judá, seus irmãos o louvarão, sua mão estará sobre o pescoço dos seus inimigos; os filhos de seu pai se curvarão diante de você. Judá é um leão novo. Você vem subindo, filho meu, depois de matar a presa. Como um leão, ele se assenta; e deita-se como uma leoa; quem tem coragem de acordá-lo? O cetro não se apartará de Judá, nem o bastão de comando de seus descendentes, até que venha Siló (aquele a quem pertence o tributo), e a ele as nações obedecerão. Ele amarrará seu jumento a uma videira e o seu jumentinho, ao ramo mais seleto; lavará no vinho as suas roupas, no sangue das uvas, as suas vestimentas. Seus olhos serão mais escuros que o vinho; seus dentes, mais brancos que o leite (Gn.49.8-12). Outra versão: Seus olhos ficarão vermelhos por causa do vinho, seus dentes branqueados pelo leite (49.12). Esta profecia teve o seu real cumprimento em Jesus Cristo.

Jesus Cristo, na sua humanidade é descendente da tribo de Judá, também filho de Davi por descendência, sendo ao mesmo tempo Senhor de Davi, como o próprio Davi falou a seu respeito no livro dos Salmos 110: O SENHOR disse ao meu Senhor: "Senta-te à minha direita até que eu faça dos teus inimigos um estrado para os teus pés". Jesus Cristo, veio como Cordeiro, manso e humilde; mas retornará como Leão, cheio de força e autoridade para dominar e reinar sobre as nações. Amém!

* Em Gênesis Ele é o Leão profetizado que há de vir (49.9,10). Mas em Apocalipse Ele aparece como Leão vencedor para quebrar os sete selos (5.5).

segunda-feira, 24 de agosto de 2020

SAMARIA - UM TERRITÓRIO PROIBIDO.

Os fariseus ouviram falar que Jesus estava fazendo e batizando mais discípulos do que João, embora não fosse Jesus quem batizasse, mas os seus discípulos. Quando o Senhor ficou sabendo disso, saiu da Judeia e voltou uma vez mais à Galileia. Era-lhe necessário passar por Samaria (João, 4.1-4). 

Após Jesus ter realizado algumas obras na Judeia, foi outra vez à Galileia. Interessante é quando o texto diz: "E era necessário passar por Samaria". Jesus já havia ido à Galileia sem ter passado pela Região de Samaria. Porém, desta vez, Ele tinha propósito definido em Samaria. Ele não iria passar naquela região simplesmente por passar, ou só para encurtar o percurso da viagem. Jesus fez questão de passar pelo território de Samaria, onde muitos judeus se recusavam usar essa rota para ir da Judeia à Galileia. Eles preferiam tomar um caminho duas vezes mais longo, cruzando pela região da Pereia e, atravessando o rio Jordão para entrar na Galileia. Mas, para Jesus, era necessário passar por Samaria, pois Ele tinha uma grande obra para realizar naquela região. Existem coisas que são urgentes e necessárias e JESUS tem pressa em resolver. Mas, quais foram as razões que levaram a Jesus passar por Samaria?

POR QUATRO RAZÕES ERA NECESSÁRIO JESUS PASSAR POR SAMARIA:

1- PARA QUEBRAR O PRECONCEITO RACIAL.

A mulher samaritana lhe perguntou: "Como o senhor, sendo judeu, pede a mim, uma samaritana, água para beber? (Porque os judeus não se comunicavam com os samaritanos). (v.9).

Era quase meio-dia (a hora sexta, 4.6), e Jesus estava descansando junto ao poço, quando uma moradora da cidade de Sicar, veio buscar água, algo inusitado aquela hora do dia. Jesus, que conhece os corações das pessoas, percebeu a verdadeira necessidade daquela mulher. Ele usou a água física que ela viera apanhar para estabelecer contato e em seguida lhe oferecer a água da vida. Ele pediu: Dá-me de beber (4.7). A mulher se recusou a atender o seu pedido porque ele era judeu, e ela, uma samaritana (4.9).

A hostilidade entre judeus e samaritanos vinha da época em que os assírios levaram a nação de Israel em cativeiro e estabeleceram estrangeiros na região de Samaria (II Reis, 17.23-41). Casamentos entre os residentes estrangeiros e os israelitas contribuíram para os samaritanos se tornarem uma raça mista e serem considerados pelos judeus um povo de segunda classe. Por isso os judeus evitavam terem contato social com os samaritanos, por motivos morais eles se achavam superiores. Muitos fatos aconteceram e mantiveram viva essa inimizade através dos séculos. Por esta razão, no seu diálogo com a samaritana, Jesus quebrou esse preconceito racial, quando de propósito lhe pediu água e em seguida recebeu todos os samaritanos que vieram ao seu encontro, ficando com eles dois dias, sendo bem recepcionado; comendo e conversando com eles (4.39-42).

2- PARA QUEBRAR O PRECONCEITO RELIGIOSO.

Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que é em Jerusalém o lugar onde se deve adorar. Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me que a hora vem em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai. Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus. Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade, porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade (v.20-24).

No seu diálogo com Jesus, a samaritana aproveitou a oportunidade para lhe perguntar a respeito de um assunto que era motivo de acirrados debates entre judeus e samaritanos. Deus deveria ser adorado no monte Sião, na Judeia, ou no monte Gerizim, em Samaria (4.20)? Jesus respondeu que os judeus tinha mais conhecimento de Deus que os samaritanos; e que a adoração ao Pai independe de lugar, porque Deus é Espírito, e importa que os verdadeiros adoradores o adorem em espírito e em verdade. Com esse esclarecimento, Jesus estava quebrando um preconceito religioso que existia entre judeus e samaritanos e estabelecendo um culto universal a Deus.

3- PARA SACIAR A SEDE ESPIRITUAL DA MULHER SAMARITANA. 

Disse-lhe a mulher: Senhor, vejo que és profeta. Eu sei que o Messias (que se chama o Cristo) vem; quando ele vier, nos anunciará tudo. Jesus disse-lhe: Eu o sou, eu que falo contigo. Deixou, pois, a mulher o seu cântaro, e foi à cidade, e disse àqueles homens: Vinde e vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito; porventura, não é este o Cristo? Saíram, pois, da cidade e foram ter com ele (v.19,25,26,28-30).

No diálogo, Jesus conduziu o assunto para a vida pessoal da samaritana: Vai, chama teu marido e vem cá (4.16). Jesus sabia tudo sobre o seu passado e também o fato de que ela não tinha marido, mas queria lembra-la disso. Quando ela respondeu: Não tenho marido, Jesus elogio sua honestidade, mas observou que ela não estava dizendo toda a verdade. Disseste bem: Não tenho marido, porque tiveste cinco maridos e o que agora tens não é teu marido; isso disseste com verdade (4.17,18). Impressionada por Jesus saber sobre o seu passado, e detalhes da sua vida, a samaritana concluiu que Jesus era profeta (4.19).

A mulher disse-lhe: Eu sei que o Messias (que se chama o Cristo) vem; quando ele vier, nos anunciará tudo. Jesus disse-lhe: Eu o sou, eu que falo contigo (4.25,26). A samaritana aos poucos foi entendendo quem era Jesus. No início, viu nele apenas um judeu. Em seguida, chegou a considera-lo um profeta. Finalmente, Jesus se apresentou a ela como o Messias esperado.

Deixou, pois, a mulher o seu cântaro, e foi à cidade, e disse àqueles homens: Vinde e vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito; porventura, não é este o Cristo? Saíram, pois, da cidade e foram ter com ele (4.28-30). A samaritana tornou-se a primeira ganhadora de almas de Samaria, ela levou muitos samaritanos a Cristo, os quais creram em Jesus e testificaram da sua fé.

4- PARA SALVAR MUITOS SAMARITANOS. 

E muitos dos samaritanos daquela cidade creram nele, pela palavra da mulher, que testificou: Disse-me tudo quanto tenho feito. Indo, pois, ter com ele os samaritanos, rogaram-lhe que ficasse com eles; e ficou ali dois dias. E muitos mais creram nele, por causa da sua palavra. E diziam à mulher: Já não é pelo que disseste que nós cremos, porque nós mesmos o temos ouvido e sabemos que este é verdadeiramente o Cristo, o Salvador do mundo (v.39-42).

Os habitantes de Sicar atenderam ao convite da mulher: "Vinde e vede" (4.29) e imediatamente correram até Jesus (4.30). O que teria acontecido se Jesus fosse como seus discípulos que achavam inapropriado um rabi conversar com uma mulher em público. Ou se tivesse temido a opinião publica sobre o que as pessoas iriam pensar dele. Mas pelo fato de Jesus ter considerado digna de atenção uma mulher sem boa referência social, ela tornou-se testemunha de Jesus, e toda a cidade de Sicar ouviu a mensagem de Jesus. Que possamos seguir o exemplo do nosso Mestre, que deixou de lado os preconceitos e foi em busca de restaurar vidas e salvá-las para o Reino de Deus. Amém! 

sexta-feira, 21 de agosto de 2020

A MOSCA MORTA NO FRASCO DE PERFUME.

 

Assim como a mosca morta faz exalar mau cheiro e inutilizar o unguento do perfumador, assim é para o famoso em sabedoria e em honra um pouco de estultícia (Ec.10.1).

O sábio Salomão mostra o valor da sabedoria e a honra daquele que a possui, e também declara que um só pecador com suas tolices poderá destruir muitas coisas (Ec.9.13-18). Em seguida ele traça um paralelo e faz uma comparação entre uma mosca morta dentro de um recipiente de perfume e uma atitude de insensatez. Enquanto a mosca morta faz exalar mau cheiro e estragar o perfume, um pouco de estultícia ou tolice desconstrói a sabedoria e a honra do seu possuidor. 

A mosca morta desfaz todo trabalho do perfumista, depois de todo o processo de fabricação e espera, por um pequeno descuido do perfumista, a mosca penetra sorrateiramente no recipiente de perfume e morre afogada. Com a morte da mosca toda obra do perfumador fica inutilizada. 

Assim também um pouco de estultícia desconstrói a boa reputação e o bom caráter daquele que procura viver de maneira sabia. Um pequeno descuido, uma falta de prudência poderá destruir uma família, um bom relacionamento conjugal, uma boa amizade, um prospero ministério, uma boa concessão e total confiança adquirida ao longo dos anos. 

A mosca morta pode ser insignificante, mas causou grande prejuízo ao perfumista. Assim também, uma pequena atitude de insensatez vem a causar uma total desonra. É exatamente as coisas minimas que poderá nos trazer grandes prejuízos. Uma pequena quantidade de sal a mais altera todo sabor da comida, uma pequena quantidade de fermento, leveda toda a massa. Assim são as nossas pequenas ações erradas, quando admitimos e mentimos pra nós mesmos ao dizer: "Isto não é nada de mais". Está escrito: "Um abismo chama outro abismo" (Sl.42.7). 

Paulo diz: Mas graças a Deus, que sempre nos conduz vitoriosamente em Cristo e por nosso intermédio exala em todo lugar a fragrância do seu conhecimento; porque para Deus somos o aroma de Cristo entre os que estão sendo salvos e os que estão perecendo (II Co.2.14,15). As moscas das tentações sempre irão nos rodear para tentar pousar e estragar o nosso bom perfume de Cristo, mas a prudência nos diz que devemos vigiar para não sermos seduzidos pela insensatez do pecado.

quinta-feira, 20 de agosto de 2020

JEOVÁ-JIREH O DEUS DA PROVISÃO.

E chamou Abraão o nome daquele lugar o SENHOR proverá; donde se diz até ao dia de hoje: No monte do SENHOR se proverá (Gn.22.14).

Deus é Criador, Sustentador e Provedor da humanidade. A solução está em Deus, a providência e sustento vem Dele. A humanidade vive em um mundo rodeado de problemas, e muitos deles sem solução. A nossa maior luta é a busca constante por soluções para os nossos problemas. Os problemas que afetam a humanidade são de ordem social, física, psicológica e espiritual. A ciência dos homens ajuda a mitigar muitos problemas, porém, há problemas que só Jesus Cristo resolve, ou seja, tem coisas que só Deus tem a solução. A grande questão é que, ninguém pode resolver por completo os problemas das pessoas. Jesus foi e é o único que pode solucionar todos os problemas da humanidade, porque Ele é Jeová-Jireh, o Deus da nossa provisão.

JESUS, A SOLUÇÃO PARA TODOS.

Para os Perdidos Ele é o Caminho (Jo.14.6).

Para os Cansados Ele é o Descanso (Mt.11.29).

Para os Oprimidos Ele é o Alívio (Mt.11.28).

Para os Sedentos Ele é a Água (Jo.7.37).

Para os Famintos Ele é o Pão (Jo.6.35).

Para os Enfermos Ele é a Cura (Mt.4.23,24).

Para os Escravos Ele é o Libertador (Jo.8.32,36).

Para os Pecadores Ele é o Perdão (Jo.8.1-11).

Para os Arrependidos Ele é o Salvador (At.4.12).

Para os Crentes Ele é a Esperança (I Tm.1.1).

Jesus Cristo é o mesmo ontem, e hoje, e eternamente (Hb.13.8). Tudo o que Ele fez e operou no passado, Ele continua fazendo e operando no tempo presente. Lance sobre Ele toda sua ansiedade e descanse em Deus, porque Ele tem a solução, Ele é Jeová Jireh o Deus da nossa provisão. Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele, e Ele tudo fará (Sl.37.5). Amém! 

quarta-feira, 19 de agosto de 2020

RESILIÊNCIA, UMA VIRTUDE DE POUCOS.

Sete dias depois a criança morreu. Os conselheiros de Davi ficaram com medo de dizer-lhe que a criança estava morta, e comentaram: "Enquanto a criança ainda estava viva, falamos com ele, e ele não quis escutar-nos. Como vamos dizer-lhe que a criança morreu? Ele poderá cometer alguma loucura!" Davi percebendo que seus conselheiros cochichavam entre si, compreendeu que a criança estava morta e perguntou: "A criança morreu?" Sim, morreu, responderam eles. Então Davi levantou-se do chão, lavou-se, perfumou-se e trocou de roupa. Depois entrou no santuário do SENHOR e o adorou. E, voltando ao palácio, pediu que lhe preparassem uma refeição e comeu (II Sm.12.18-20).

As Escrituras não informam o nome do filho de Davi com Bate-Seba. Deus permitiu a criança nascer, mas decidiu recolher a vida da criança, como punição ao pecado de Davi. Davi disse a Natã: "Pequei contra o SENHOR!". Natã respondeu: "O SENHOR perdoou o seu pecado, você não morrerá. Entretanto, uma vez que você insultou o SENHOR, o menino morrerá" (II Sm.12.13). Apesar da profecia de Natã, Davi implorou a Deus para salvar a criança, jejuando e passando as noites deitado no chão (12.16,17). Sete dias depois a criança morreu. Os conselheiros de Davi ficaram temerosos para dar-lhe a notícia, temendo que ele tivesse uma reação pavorosa. Ao saber da morte da criança, Davi reagiu de forma surpreendente. Eles imaginavam que o rei ficaria muito mais deprimido, porém ele se levantou, lavou-se, perfumou-se, trocou de roupas e foi a Casa de Deus adorar ao SENHOR; depois voltou e comeu uma refeição (12.20). Davi teve uma perda irreversível, mas ele entendeu a vontade de Deus, de modo que não fazia sentido continuar orando e jejuando ou lamentando a situação. Neste episódio, Davi teve uma atitude "Resiliente", ou seja, ele teve a capacidade de voltar ao seu estado natural, após uma situação crítica. O resiliente tem a capacidade de não se entregar a situação crítica, mas no momento de perdas ele dar a volta por cima e prossegue de cabeça erguida. 

A grande problemática do século presente, é que as pessoas estão perdendo a capacidade de superar as perdas e frustrações que acontecem no fluxo natural da vida. Como resultado estamos vendo um grande número de pessoas deprimidas, entrando em estado de isolamento social e chegando ao extremo do suicídio. Nós precisamos estar preparados para as perdas, para o momento critico, para as situações adversas. Devemos repetir juntos com Paulo, que disse: "Aprendi a adaptar-me a toda e qualquer circunstância. Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade. Tudo posso naquele que me fortalece" (Fp.4.11-13 N.V.I.). Este deve ser o estilo de vida na pratica diária de nossa vida. Só assim, seremos pessoas equilibradas e maduras para enfrentarmos as adversidades que nos sobrevêm. Portanto, não desista dos seus sonhos, não se entregue, não se perda junto com as perdas; mas seja resiliente, tenha fé e confiança em Deus, Ele te fará vencedor. Amém!  

terça-feira, 18 de agosto de 2020

A SUPREMACIA DE CRISTO.

Ele é antes de todas as coisas, e nele tudo subsiste. Ele é a cabeça do corpo, que é a igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a supremacia (Cl.1.17,18).

Paulo apresenta um hino sobre a supremacia de Cristo (Cl.1.15-20), descrevendo a pessoa e a obra de Cristo, especialmente sua primazia e soberania. A supremacia de Cristo, tem como base a sua divindade, visto que, Ele não somente é o primogênito sobre toda a criação, mas por intermédio dele foram criadas todas as coisas, pois Ele é antes de todas as coisas, e nele tudo subsiste (v.15-17). A supremacia de Cristo envolve o mundo visível e invisível, ou seja, material e espiritual. Paulo prossegue dizendo: "Pois nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos ou soberanias, poderes ou autoridades; todas as coisas foram criadas por ele e para ele (v.16). Finalizando o hino, Paulo apresenta a soberania de Cristo sobre a igreja ao declarar que Ele é a cabeça do corpo, que é a igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a supremacia ou a preeminência (v.18). No final do hino, Paulo declara: "Pois foi do agrado de Deus que nele habitasse toda a plenitude, e por meio dele reconciliasse consigo todas as coisas, tanto as que estão na terra quanto as que estão nos céus, estabelecendo a paz pelo seu sangue derramado na cruz (v.19,20). A supremacia de Cristo reconciliou, nivelou e subjugou todas as coisas debaixo da sua soberania. Aleluia! 

SETE NÍVEIS DA SUPREMACIA DE CRISTO:

1- A SUA DIVINDADE (v.15a).

2- A SUA PRIMOGENITURA SOBRE TODA A CRIAÇÃO (v.15b).

3- A SUA SOBERANIA SOBRE TODAS AS COISAS CRIADAS (v.16).

4- A SUA ETERNIDADE (v.17a).

5- A SUA AUTORIDADE SOBRE TUDO (v.17b).

6- A SUA SOBERANIA SOBRE A IGREJA (v.18a).

7- A SUA PRIMAZIA E DOMÍNIO SOBRE A MORTE (v.18b).

CONCLUSÃO:

Paulo não apresenta Cristo como mais um deus, ele o apresenta como a imagem do Deus invisível (1.15a). Ou seja, como o próprio Deus. Este hino é especial e importante, não só para igreja da época que estava na cidade de Colossos, mas para a igreja neotestamentária de todas as épocas. A supremacia de Cristo nos garante que estamos seguros, pois todos os poderes visíveis e invisíveis estão debaixo da sua soberania. Cristo como primogênito do Pai, herdou todas as coisas que lhe foram dadas por direito e repartiu toda herança da sua primogenitura com a igreja, e nos deu o direito de reinarmos junto com Ele, nos fazendo co-herdeiro dos seus bens (Rm.8.17). Amém!

domingo, 16 de agosto de 2020

UM BREVE ESTUDO SOBRE BATISMO NO ESPÍRITO SANTO.

Cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar; e, de repente, veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. E todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem (At.2.1-4).

O batismo no Espírito Santo, com evidência da manifestação de falar em outras línguas foi um fato ocorrido na festa de Pentecostes, onde havia pessoas de várias nações. A descida do Espírito Santo no dia de Pentecostes, marcou a inauguração da igreja e abriu as portas para a evangelização mundial.
Há quem diga, que o batismo com Espírito Santo com manifestação de línguas foi uma experiência única da igreja primitiva, e que nos dias atuais não se faz mais necessário. Todavia, o próprio Pedro, no seu primeiro sermão no dia da descida do Espírito Santo, disse: Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos e a todos os que estão longe; a tantos quantos Deus nosso Senhor, chamar (Atos, 2.39). Jesus nos assegurou dizendo: E estes sinais seguirão os que crerem: Em meu nome, expulsarão demônios; falarão novas línguas ... (Mc.16.17). Todavia, Paulo nos ensina no capítulo 14 de I Coríntios, sobre o uso das línguas na igreja, ele conclui seu ensino dizendo: Portanto, irmãos, procurai, com zelo, profetizar e não proibais falar línguas. Mas faça-se tudo decentemente e com ordem (I Co.14.39,40). Observamos que, a experiência de falar línguas não ficou só no dia de pentecostes, mas se repetiu por várias vezes, sendo preciso Paulo doutrinar a igreja quanto ao procedimento de falar em línguas.

PROMESSAS DO DERRAMAMENTO DO ESPÍRITO SANTO NO ANTIGO TESTAMENTO:

Salomão profetizou, cerca de 1.000 anos antes de Cristo.
Convertei-vos pela minha repreensão; eis que abundantemente derramarei sobre vós meu Espírito e vos farei saber as minhas palavras (Provérbios, 1.23).

Isaías profetizou 700 anos a.C.
Até que se derrame sobre nós o Espírito lá do alto; então, o deserto se tornará em campo fértil, e o campo fértil será reputado por um bosque (Isaías, 32.15).

Joel profetizou 400 anos a.C.
E há de ser que, depois, derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões. E também sobre os servos e sobre as servas, naqueles dias, derramarei o meu Espírito (Joel, 2.28,29).

PROMESSAS DO BATISMO NO ESPÍRITO SANTO NO NOVO TESTAMENTO:

Por João Batista, o precursor de Cristo.
Respondeu João a todos, dizendo: Eu, na verdade, batizo-vos com água, mas ais que vem aquele que é mais poderoso do que eu, a quem eu não sou digno de desatar a correia das sandálias; este vos batizará com o Espírito Santo e com fogo (Lc.3.16).

Pelo próprio Jesus.
E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder (Lc.24.49).
E, estando com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, que (disse ele) de mim ouvistes. Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias (At.1.4,5).
Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra (At.1.8).

O CUMPRIMENTO DA PROMESSA NO DIA DE PENTECOSTES.

Cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar; e, de repente, veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. E todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem (At.2.1-4).

O dia de Pentecostes, que era também conhecido como a festa das colheitas, onde os judeus e pessoas de várias nações se reuniam para desfrutarem das primícias da colheita, era uma das festas sagradas em Israel que marcava o começo de mais um ano de prosperidade e abundancia de modo geral.
O dia de Pentecostes acontecia logo após a festa da páscoa, se contava sete semanas após a festa da páscoa e no dia seguinte começava o grande dia da festa de Pentecoste, que durava três dias.

O QUE É BATISMO NO ESPÍRITO SANTO?

O batismo no Espírito Santo é uma manifestação poderosa do Espírito na vida do crente, esta manifestação é evidenciada por falar línguas estranhas. Na verdade, todos os crentes já foram batizados em Cristo, já receberam o Espírito Santo como penhor da herança e foram selados para serem propriedade exclusiva de Deus. O apóstolo Paulo disse: ... e, tendo nele também crido, foste selados com o Espírito Santo da promessa; o qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão de Deus, para louvor de sua glória (Ef.1.13,14). 

PARA QUE SERVE O BATISMO NO ESPÍRITO SANTO?

O batismo no Espírito Santo, é de grande importância na vida do crente, ele reveste o crente de poder e serve para dinamizar a vida do crente para obra da evangelização. Jesus disse aos seus discípulos: "Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até os confins da terra (At.1.8).

QUEM TEM DIREITO AO BATISMO NO ESPÍRITO SANTO?

Todos os crentes que receberam Jesus Cristo como seu único e suficiente Salvador e Senhor da sua vida. Na Nova Aliança o Espírito Santo e dado sem medidas a todo aquele que o buscar-lo.

O QUE FAZER PARA RECEBER O BATISMO NO ESPÍRITO SANTO?

- Arrependendo-se.
E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo (At.2.38).

- Obedecendo.
E nós somos testemunhas acerca destas palavras, nós e também o Espírito Santo, que Deus deu àqueles que lhe obedecem (At.5.32).

- Crendo.
E sucedeu que, enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo, tendo passado por todas as regiões superiores, chegou a Éfeso e, achando ali alguns discípulos, disse-lhes: Recebestes vós já o Espírito Santo quando crestes? E eles disseram-lhe: Nós nem ainda ouvimos que haja Espírito Santo. E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e falavam línguas e profetizavam (At.19.1,2,6).

- Pedindo.
Pois, se vós, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lho pedirem? (Lc.11.13).

- Esperando.
E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder (Lc.24.49).

O QUE É SER CHEIO DO ESPÍRITO SANTO?

Ser cheio do Espírito Santo não significa ser batizado no Espírito Santo com evidência de línguas estranhas. Um crente pode ser cheio do Espírito Santo sem nunca ter falado línguas estranhas. Ser cheio do Espírito Santo, implica em ter o Espírito Santo e manifestar o fruto do Espírito em sua vida diária. É viver numa dinâmica espiritual poderosa, a ponto de impactar e influenciar as pessoas que lhes cercam.
Temos exemplos na Bíblia de várias pessoas que eram cheias do Espírito Santo, sem serem batizadas com evidência de línguas estranhas.
Exemplos:

Isabel - 
E aconteceu que, ao ouvir Isabel a saudação de Maria, a criancinha saltou no seu ventre; e Isabel foi cheia do Espírito Santo (Lc.1.41).

Zacarias -
E Zacarias, seu pai, foi cheio do Espírito Santo e profetizou ... (Lc.1.67).

João Batista -
... Porque será grande diante do Senhor, e não beberá vinho, nem bebida forte, e será cheio do Espírito Santo, já desde o ventre de sua mãe (Lc.1.15).

Apolo -
E chegou a Éfeso um certo judeu chamado Apolo, natural de Alexandria, varão eloquente e poderoso nas Escrituras. Este era instruído no caminho do Senhor; e, fervoroso de espírito, falava e ensinava diligentemente as coisa do Senhor, conhecendo somente o batismo de João (At.18.24,25).

Barnabé -
Ele era homem de bem e cheio do Espírito Santo e de fé. E muita gente se uniu ao Senhor (At.11.24).

CONCLUSÃO:
O batismo no Espírito Santo é de fato uma realidade em nossos dias, não serviu apenas de sinal para os incrédulos no dia de Pentecostes como alguns teólogos acreditam e ensinam. Sobre isto, Pedro diz: Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos e a todos os que estão longe; a tantos quantos Deus, nosso Senhor, chamar (At.2.39). Que possamos viver esta experiência do dom do Espírito Santo em nossas vidas e desfrutarmos de toda a plenitude do Espírito. Amém!