sexta-feira, 13 de novembro de 2020
CORRUPTOS - CORRUPTORES - CORROMPIDOS.
quinta-feira, 12 de novembro de 2020
SETE PERGUNTAS SOBRE A GRANDE TRIBULAÇÃO.
Com certeza a igreja terá sido arrebatada e estará no céu, participando das bodas do Cordeiro e da Festa dos Galardões diante do Tribunal de Cristo. (II Co.5.10; Rm.14.10; Ap.22.12; Ap.19.6-9).
3- HAVERÁ SALVAÇÃO NO PERÍODO DA GRANDE TRIBULAÇÃO?
À luz da Bíblia podemos afirmar que SIM.
E um dos anciãos me falou, dizendo: Estes que estão vestidos de vestes brancas, quem são e de onde vieram? E eu disse-lhe: Senhor, tu sabes. E ele disse-me: Estes são os que vieram da grande tribulação e lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro (Ap.7.13,14).
4- QUANTO TEMPO DURARÁ A GRANDE TRIBULAÇÃO?
No estudo sobre as setentas semanas de Daniel, podemos verificar que a última semana que equivalem a sete anos ainda não se cumpriu, e este período que ainda não se cumpriu é exatamente a grande tribulação, que da mesma forma irá durar sete anos, divididas em duas partes de três anos e meio.
Mil duzentos e sessenta dias Apocalipse 11:1 12:6
Quarenta e dois meses Apocalipse 13:5
Tempo e tempos e metade de um tempo Apocalipse 12:14
5- A NAÇÃO DE ISRAEL FIRMARÁ ACORDO COM O ANTICRISTO?
Sim, Firmará. Leia os textos: (Daniel, 9.27; Jo.5.43; Is.28.15-18).
6- POR QUE AS NAÇÕES ALIADAS AO ANTICRISTO IRÃO CONTRA ISRAEL.
Porque Israel não aceitará adorar e se prostrar diante da imagem da Besta; pois, os judeus só se prostram diante do Eterno, do Todo-Poderoso o Senhor JEOVÁ. Por esta e outras questões relacionadas, o Anticristo e seus aliados marcharão em direção a Israel para exterminar por completo a nação. Mas, o SENHOR pelejará por Israel, o Senhor Jesus Cristo descerá sobre o monte das oliveiras e entrará na peleja para livrar Israel (Zc.14.1-21).
7- A GUERRA DO ARMAGEDOM MARCARÁ O FIM DA GRANDE TRIBULAÇÃO?
Sim. A guerra do Armagedom será a terceira guerra mundial e marcará o fim da grande tribulação.
Leia: Zc.14.1-21; Ap.16.12-16; Ap.19.11-21.
CONCLUSÃO:
Como demonstramos acima a igreja não passará pela grande tribulação, pois não faz nenhum sentido que isto venha a acontecer, por isso o Apostolo São Paulo diz que Jesus Cristo irá nos livrar da irá vindoura (grande tribulação), livrar não é o mesmo que ajudar a passar pelo mal, e sim livrar de não passar o mal, de acordo com o dicionário quer dizer: Dar liberdade, tornar livre, preservar; isto mostra a intenção de nosso Deus, ele quer nos preservar de qualquer mal da tribulação, pois nesta ocasião será derramado a ira do cordeiro sobre aqueles que negaram seu amor, mas Cristo nos livra da ira vindoura porque Deus não nos destinou para a ira. Leia os textos: (I Ts.1.9,10; 5.9; Ap.3.10).
segunda-feira, 9 de novembro de 2020
O BOM COMBATE DE PAULO.
As últimas palavras do apóstolo dos gentios para Timóteo, seu filho na fé, foram palavras de fé de um guerreiro que já estava prestes a partir ao encontro do Senhor Jesus Cristo. Paulo estava consciente que o tempo da sua partida estava próximo, porém ele também tinha sua consciência tranquila de dever cumprido. As suas palavras expressam este sentimento, quando ele diz: "Porque eu já estou sendo oferecido por aspersão de sacrifício, e o tempo da minha partida está próximo. Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé"(4.6,7). Paulo já estava se despedindo e passando o bastão da responsabilidade para Timóteo, quando lhe dizia: Conjuro-te, pois, diante de Deus e do Senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu Reino, que pregue a palavra, esteja preparado a tempo e fora de tempo, repreenda, corrija, exorte com toda a paciência e doutrina. Pois virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; ao contrário, sentindo coceira nos ouvidos, juntarão mestres para si mesmos, segundo os seus próprios desejos. Eles se recusarão a dar ouvidos à verdade, voltando-se para os mitos. Tu, porém, seja moderado em tudo, suporte os sofrimentos, faça a obra de um evangelista, cumpra plenamente o seu ministério (4.1-5). Paulo foi um apologista da fé, ele travou vários combates, os superou e venceu. No final do seu ministério, Paulo não reclamou, dizendo que não valeu a pena, mas declarou solenemente: "Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé" Aleluia! Esta deve ser a declaração de todo guerreiro do Senhor, no final da sua carreira.
SETE COMBATES DE PAULO:
1- Combateu as Forças das Trevas (Ef.6.10-20).
2- Combateu os Falsos Mestres (At.20.28-31; Rm.16.17,18).
3- Combateu as Falsas Doutrinas (ITm.4.1-7,16).
4- Combateu o Falso Evangelho (Gl.1.6-9).
5- Combateu o Mundanismo (Rm.12.1,2).
6- Combateu o Pecado (I Co.5.1-13; 6.9,10; II Co.1219-21).
7- Combateu em Defesa da fé (Cl.2.1-3; I Ts.2.1,2; Fp.1.27-30).
Que possamos seguir o exemplo do apóstolo dos gentios, que viveu uma vida abnegada ao evangelho de Cristo, combatendo em defesa da fé. Estes são os nossos desafios da atualidade.
domingo, 8 de novembro de 2020
UM PREGADOR NO DESERTO.
No tempo de João Batista, os que se diziam profetas e grandes conhecedores da Torá, como os escribas e fariseus, procuravam o grande centro religioso que era Jerusalém, para pronunciarem seus discursos vazios e sem vida. Porém, João Batista, como verdadeiro profeta do Senhor, ficava no deserto e o povo o procurava para ouvir a Palavra de Deus da sua boca. O verdadeiro profeta que tem unção de Deus, atrai o povo para ouvir a Palavra e não se preocupa com mídia, com aplausos e adulações. Hoje, na atualidade, muitos que se dizem profetas e pregadores da Palavra, estão buscando os grandes centros e as grandes multidões. Muitos estão querendo ibope, mídia, elogios, aplausos e bajulações. Muitos estão pregando por puro interesse, na intenção de engordarem a sua conta bancária. Mas, Deus ainda busca usar os João Batista que estão comprometidos com o Reino. A pergunta é: Onde estão os verdadeiros profetas da Palavra deste século? Onde estão os João Batista da atualidade? O pregador comprometido com a Palavra e com o Reino de Deus, ele prega nos grandes centros onde estão as multidões, mas também prega no deserto para uma única pessoa, como o evangelista Filipe. Filipe pregou no deserto de Gaza para um etíope, um eunuco, que era mordomo de Candace, rainha dos etíopes. Este homem era ministro da fazenda e estava voltando da adoração em Jerusalém, na sua carruagem vinha lendo o livro do profeta Isaías, quando Filipe o encontrou e explicou-lhe a Escritura (Atos, 8.26-40). Porque a intenção do pregador chamado por Deus é ganhar almas para o Reino de Deus, e deixar a glória de Deus aparecer, nunca ele. Que sejamos pregadores das multidões, mas que também preguemos para um pequeno grupo ou para uma única pessoa, que seja tudo para glória de Deus.
É melhor ser voz de Deus no deserto, do que pregar belos discursos nos grandes templos e catedrais vazios de Deus, sem a unção do Espírito.
sábado, 7 de novembro de 2020
A TEOLOGIA DE ELIFAZ.
QUEM ERA ELIFAZ?
O livro de Jó apenas informa que Elifaz era oriundo de Temã, e o chama o temanita (2.11; 4.1). "Temanita" , isto é, um nativo de Temã, na região de Edom. Temã era famosa por causa dos muitos conselheiros sábios que ali habitavam (Jr.49.7). O livro de Gênesis nos informa que Elifaz era o primogênito de Esaú com a cananeia Ada e seus filhos foram príncipes de tribos edomitas (Gn.36.4,10-12,15,16). Há um consenso entre os estudiosos da Bíblia, de que Elifaz era o mais idoso entre os três conselheiros e o mais sábio e influente. Ele fala primeiro nas três fases do debate, e seus discursos são mais extensos. O nome "Elifaz", segundo o dicionário hebraico significa: "Meu Deus é força, ou Deus é Poderoso".
OS TRÊS DISCURSOS DE ELIFAZ:
1- O primeiro discurso é uma replica ao lamento de Jó. Está registrado nos capítulos 4 e 5.
Elifaz no seu primeiro discurso, questiona o sofrimento de Jó sobre quatro aspectos: (1) Jó não era inocente - Qual inocente jamais pereceu? (2) Jó não era íntegro - Onde os íntegros sofreram destruição? (4.7). (3) Jó estava colhendo o que havia semeado - Pelo que tenho observado, quem cultiva o mal e semeia maldade, isso também colherá (4.8). (4) Jó estava sendo alvo do castigo de Deus - Eis que bem-aventurado é o homem a quem Deus castiga; não desprezes, pois, o castigo do Todo-Poderoso (5.17). Ou seja, Jó estava sendo corrigido e disciplinado por Deus.
2- No segundo discurso (15.1-35), Elifaz argumenta que Jó sufoca a piedade e diminui a devoção a Deus, e também acusa Jó de uso astuto das palavras para ocultar o seu pecado (15.1-6). Na continuação do seu discurso, Elifaz acusa Jó de soberba por se julgar o mais sábio e se achar mais justo que os demais. Sobre estas questões Elifaz perguntas a Jó: Será que você foi o primeiro a nascer? Acaso foi gerado antes das colinas? Você costuma ouvir o conselho secreto de Deus? Só a você pertence a sabedoria? O que você sabe, que nós não sabemos? Que compreensão tem você, que nós não temos? Por que você se deixa levar pelo coração, e por que esse brilho nos seus olhos? Como o homem pode ser puro? Como pode ser justo quem nasce de mulher? Em sua defesa, Jó se contrapõe ironicamente ao argumento de Elifaz (caps.16 -17).
3- Em seu terceiro e último discurso (22.1-30), Elifaz fala sobre a transcendência Divina e define Deus como alguém que não se importa com o que o homem é, e que mesmo Jó sendo justo e irrepreensível, nada ganharia por isso. Ou seja, o homem seria inútil para Deus (22.1-3). Em seguida, Elifaz acusa Jó de pecados e que ele está recebendo a retribuição da sua maldade, por oprimir o pobre e não socorrer os necessitados. Acusando Jó ele diz: Não é grande a sua maldade? Não são infindos os seus pecados? Sem motivo você exigia penhores dos seus irmãos; você despojava das roupas os que quase nenhuma tinha. Você não deu água ao sedento e reteve a comida do faminto, sendo você poderoso, dono de terras e delas vivendo, e honrado diante de todos. Você mandou embora de mãos vazias as viúvas e quebrou a força dos órfãos. Por isso está cercado de armadilhas e o perigo repentino o apavora. Também por isso você se vê envolto em escuridão que o cega, e o cobrem as águas, em tremenda inundação. Não está Deus nas alturas dos céus? E em que altura estão as estrelas mais distantes! Contudo, você diz: O que sabe Deus? (22.5-13). Enfim, Elifaz faz fortes denúncias contra Jó, possivelmente acusações indevidas e caluniadoras.
CONCLUSÃO:
O pensamento teológico de Elifaz, em relação ao sofrimento, é que só os maus sofriam os infortúnios da vida. No seu entendimento Jó estava negando que estava em pecado, e estava contradizendo a religião tradicional que sempre associou as desgraças e ao cometimento de algum pecado. Para ele, Jó estava abandonado por Deus e isso era uma prova irrefutável de que havia pecado. Diante de tais acusações, Jó ergue a sua voz e se contrapõe, defendendo a sua integridade e comunhão diante de Deus.
quinta-feira, 5 de novembro de 2020
EXISTEM TRÊS CÉUS OU SETE.
No princípio Deus criou os céus e a terra (Gn.1.1). Deus não criou apenas o céu, a Bíblia revela repetida vezes que Deus criou os céus. O escritor aos hebreus diz que, os mundos foram criados pela Palavra de Deus (Hb.11.3). De acordo com os ensinamentos judaicos no Talmud, o universo é composto por sete céus. A literatura judaica mostra detalhes destes céus, baseada nas tradições relacionadas ao livro Apócrifo de Enoque. O Islamismo, o Hinduísmo e o Espiritismo também afirmam que existem sete céus. Porém, a verdade é que, não existe respaldo Bíblico para afirmarmos que existem sete céus. Segundo as Escrituras, existem apenas três céus. 1- PRIMEIRO CÉU. Chamado de firmamento ou céu atmosférico, onde sobrevoam as aves, passam as nuvens, desce a chuva e se processam relâmpagos e trovões. Deus chamou "a face da expansão dos céus" (Gn.1.20). Jesus chamou de "extremidade inferior do céu" (Lc.17.24). Este é visível, podemos ver com os nossos olhos. 2- SEGUNDO CÉU. Chamado céu intermediário, conhecido também como céu astronômico, onde estão as galáxias, as constelações estelares e os planetas. Paulo identifica como lugares celestiais, onde Satanás estabeleceu sua base de governo (Ef.6.12). Satanás é chamado por Paulo de príncipe das potestades do ar (Ef.2.2). 3- TERCEIRO CÉU. Céu superior. Chamado de alturas (Sl.93.4; At.1.9; Hb.1.3). Por estar acima de todos, é chamado de céu dos céus (Ne.9.6). O apóstolo Paulo entra em detalhe e chama o terceiro céu de paraíso, lugar onde estar o trono do Eterno (II Co.12.1-4).
domingo, 1 de novembro de 2020
TRÊS PERGUNTAS DE DEUS.
No texto sagrado, desde de Gênesis até Apocalipse nós vamos encontra registros de várias perguntas feitas por DEUS. No livro de Jó, Deus faz mais de 50 perguntas a Jó, e Jó não consegue responder nenhuma. A única resposta de Jó foi: "Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus pensamentos pode ser impedido (42.2). Deus faz as perguntas, mas Ele já sabe as respostas. Todavia, Ele quer ouvir a nossa resposta. Deus só vai agir ou fazer algo a nosso favor, quando respondermos a sua pergunta. A verdade é que, toda pergunta requer uma respostas.
1- ONDE ESTÁS?
A pergunta da Reconciliação.
E chamou o SENHOR Deus a Adão e disse-lhe: Onde estás? (Gn.3.9).
2- QUE TENS NA TUA MÃO?
A pergunta da Autoridade.
E o SENHOR disse a Moisés: Que é isso na tua mão? (Ex.4.2).
3- QUE QUERES QUE TE FAÇA?
A pergunta da Liberalidade.
E Jesus falando, disse-lhe: Que queres que te faça? (Mc.10.51).
Que queres que DEUS te faça?
Se queres perdão Ele te perdoar e lança os teus pecados nas profundezas do mar (Mq.7.19).
Se queres Salvação Ele te salva; porque Ele veio buscar e salvar o perdido (Lc.19.10).
Se queres Libertação Ele te liberta; pois Ele é a verdade que liberta (Jo.8.32).
Se queres Cura Ele é o Deus que te sara, o seu nome é JEOVÁ-RAFHÁ (Ex.15.26).
Este é um tema de sermão evangelístico, que deve ser estudado e pregado debaixo da unção do Espírito Santo. Amém!