quarta-feira, 26 de abril de 2023

OS ESPELHOS DAS MULHERES.

Fez a bacia de bronze e a sua base com os espelhos das mulheres que serviam à entrada da tenda do Encontro (Ex.38.8). NVI

Fez também a pia de cobre com a sua base de cobre, dos espelhos das mulheres que se ajuntavam, ajuntando-se à porta da tenda da congregação (Ex.38.8). ARC

Esses espelhos de bronze eram especiais para as mulheres hebréias, elas constumavam leva-los sempre, porque era um objeto que fazia parte da sua vaidade e elevava sua autoestima.

Como cada pessoa recebeu sua tarefa de projetar os utensílios para o tabernáculo, lemos em Êxodo 38:8 sobre um grupo especial de mulheres que serviam como se fossem recepcionistas em frente da tenda do Encontro. O que na verdade, o texto bíblico não especifica qual era a atividade que essas mulheres exerciam em frente da tenda da Congregação.

As mulheres hebréias poderiam estar seguindo o costume das mulheres egípcias que carregavam espelhos com elas quando iam para seus respectivos templos de adoração. Ter a capacidade de olhar para si mesmo a qualquer momento, era um previlégio e costume das mulheres egípcias, que possivelmente foi também aderido pelas mulheres hebréias.

Abandonar seus espelhos poderia ter sido uma oferta voluntária dessas mulheres por devoção ao Senhor para significar desistir de seu desejo de olhar para si mesmas e, em vez disso, agora olhar para seu Libertador. Ou depois de receberem os mandamentos de Deus, perceberam que não precisavam mais imitar as mulheres egípcias. Elas faziam parte do povo de Deus e não mais em uma terra de ídolos. Deixar os costumes do Egito é sempre bom, isto é, renunciar tudo aquilo que alimenta o nosso ego e nos afasta da verdadeira devoção e adoração a Deus.

Não queremos dizer com isso que é errado as mulheres usarem espelhos, isto é normal tanto para as mulheres quanto para os homens, afinal de contas, ai de nós se não existissem espelhos. Você já se olhou no espelho hoje? 

terça-feira, 25 de abril de 2023

É MELHOR NÃO ZOMBAR DO PROFETA!

 

Então, subiu dali a Betel; e, subindo ele pelo caminho, uns rapazes pequenos saíram da cidade, e zombavam dele, e diziam-lhe: Sobe, calvo! sobe, calvo! E, virando-se ele para trás, os viu e os amaldiçoou no nome do SENHOR; então, duas ursas saíram do bosque e despedaçaram quarenta e dois daqueles pequenos. E foi-se dali para o monte Camelo e dali voltou para Samaria (II Rs.2.23-25).

Havendo Eliseu assumido o ministério profético como sucessor de Elias, Deus começou a usa-lo para operar milagres. Todavia, os opositores sempre se levantam com desprezo, irônia e zombarias para tentar desfazer do homem de Deus. 

OS RAPAZES ZOMBAVAM DELE.

O comentarista da Bíblia de Estudo Pentecostal Donald Stamps, comenta sobre este episódio: Alguns supõem que esses rapazes, que zombavam de Eliseu, faziam parte de um bando organizado que se opunha ao seu ministério. Embora a palavra hebraica "naar" seja termo genérico para "rapaz" e seja frequentemente aplicada a jovens maiores (Gn.22.5; 41.12), o texto hebraico aqui é "naarim qatanim"("rapazes pequenos"). Os moços de mais idade estariam, sem dúvida, ocupados nos campos. Mas, como acontece ainda hoje, esse forasteiro entrando na aldeia, atraiu um grupo de meninos, que talvez tinham ouvido seus pais rirem da notícia que Elias subira ao céu, possivelmente dizendo: Se Eliseu afirma isso, que então ele mostre como é feito e que ele, o velho calvo, suba também. Essa zombaria contra o profeta era um desdém pelo seu Senhor. Para desagravar a honra do Senhor, Eliseu pronunciou contra eles um julgamento divino, formulado na lei da bênção e da maldição, segundo o concerto (Lv.26.21,22; Dt.30.19). (Bíblia de Estudo Pentecostal p.575).

Conclusão: O próprio Deus julgou aqueles rapazes zombadores, enviando-lhes duas ursas, que despedaçaram quarenta e dois daqueles rapazes. Fica subtendido no texto que, o bando de rapazes eram muito mais de quarenta e dois, mas apenas quarenta e dois foram mortos. Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará (Gl.6.7). 

segunda-feira, 24 de abril de 2023

SETE - O Número Da Plenitude.


O número sete é um número especial na bíblia, por falta de conhecimento bíblico, muitas pessoas acreditam que o sete é o número do engano, da mentira, do mentiroso. Porém, não é verdade, a verdade é que o sete na bíblia significa plenitude, aquilo é pleno, completo e perfeito, representa a perfeição da Divindade. 
No antigo Israel, o número sete representava a perfeição divina. Era considerado um número poderoso e inquebrável porque não podia ser dividido pelos pequenos números comuns que as pessoas costumavam contar com uma única mão. A palavra para sete em hebraico é "sheva" e está ligada a "shevuá", que significa juramento. Quando uma pessoa queria fazer uma promessa muito importante, ela fazia um juramento, como que dizendo: "faça com que o divino número perfeito sete seja minha testemunha".
O número sete predomina em muitas partes das Escrituras, desde o livro de Gênesis até Apocalipse o número sete desempenha um papel central.

SETE COISAS VIVAS NA BÍBLIA.

1- Deus Vivo (I Ts.1.9; Hb.3.12).

2- Cristo Vivo (Ap.1.17,18).

3- Água Viva (Jo.7.38).

4- Palavra Viva (Hb.4.12; I Pe.1.23).

5- Pão Vivo (Jo.6.51).

6- Pedra Viva (I Pe.2.4).

7- Esperança Viva (I Pe.1.3).

SETE COISAS GRANDES NA BÍBLIA.

1- Grande Deus (Tt.2.13).

2- Grande Poder (At.4.33).

3- Grande Fé (Mt.15.28).

4- Grande Salvação (Hb.2.3).

5- Grande Mistério (I Tm.3.16).

6- Grande Pastor (Hb.13.20).

7- Grande Dia (Ap.16.14).

SETE COISAS IMPOSSÍVEIS NA BÍBLIA.

1- Sem fé é impossível agradar a Deus (Hb.11.6).

2- Sem sacrifício de Cristo é impossível o sangue dos animais tire pecados (Hb.10.4).

3- Sem derramamento de sangue não há remissão (Hb.9.22).

4- Sem santificação ninguém verá o Senhor (Hb.12.14).

5- Sem disciplina não somos filhos (Hb.12.8).

6- Sem lei não há transgressão (Rm.4.15; 5.13).

7- Sem Jesus nada podemos fazer (Jo.15.5).

SETE COISAS MELHORES NA CARTA AOS HEBREUS.

1- Melhor Esperança (7.19).

2- Melhor Concerto (7.22).

3- Melhores Promessas (8.6).

4- Melhores Sacrifícios (9.23).

5- Melhor Herança (10.34).

6- Melhor Pátria (11.14-16).

7- Melhor Ressurreição (11.35).

SETE COISAS NOVAS NA BÍBLIA.

1- Nova Criatura (II Co.5.17).

2- Novo Homem (Ef.4.24).

3- Novo Coração (Ez.36.26)

4- Novo Espírito (Ez.11.19; 36.26).

5- Novo Cântico (Sl.40.3).

6- Novo Caminho (Hb.10.20).

7- Novo Testamento (I Co.11.25).

SETE AÇÕES DA PALAVRA.

1- A Palavra Purifica (Sl.119.9).

2- A Palavra Santifica (Jo.17.17).

3- A Palavra Regenera ( I Pe.1.23; Tg.1.18).

4- A Palavra Salva (Tg.1.21)

5- A Palavra Gera Fé (Rm.10.17).

6- A Palavra Sara (Sl.107.20).

7- A Palavra Ilumina (Sl.119.105).

SETE TÍTULOS DADOS A CRISTO NA CARTA AOS HEBREUS.

1- Primogênito (1.6).

2- Príncipe da Salvação (2.10).

3- Apóstolo da Nossa Confição (3.1).

4- Sumo Sacerdote (5.10).

5- Autor e Consumador da Nossa Fé (12.2).

6- Mediador da Nova Aliança (12.24). 

7- Grande Pastor das ovelhas (13.20).

SETE DECLARAÇÕES DE JESUS NO EVENGELHO DE JOÃO.

1- Eu sou o pão da vida (6.35).

2- Eu sou a luz do mundo (8.12).

3- Eu sou a porta (10.9).

4- Eu sou o bom pastor (10.11).

5- Eu sou a ressurreição e a vida (11.25).

6- Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida (14.6).

7- Eu sou a videira verdadeira (15.1).

SETE COISAS QUE NÃO FORAM REVELADAS NA BÍBLIA.

1- O Sinal que Deus colocou em Caim (Gn.4.15).

2- Onde está localizado o túmulo de Moisés (Dt.34.5,6; Judas v.9).

3- O Nome da mulher de Jó (Jó 2.9).

4- O Que Jesus escreveu na terra (Jo.8.6).

5- O Que era o espinho na carne de Paulo (II Co.12.7).

6- De Qual nação virá o Anticristo (I Jo.2.18).

7- O Dia da volta de Jesus (Mt.24.36).

SETE HOMENS EXTRAORDINÁRIOS NA BÍBLIA.

1- Matusalém, o homem mais velho (Gn.5.27). 

2- Azael, o homem mais veloz (II Sm.2.18).

3- Sansão, o homem mais forte (Jz.15.14-20).

4- Golias, o homem mais alto (I Sm.17.4).

5- Salomão, o homem mais sábio (I Rs.3.12; 4.29-34).

6- Absalão, o homem mais belo (II Sm.14.25,26).

7- Moisés, o homem mais manso (Nm.12.3).

CONCLUSÃO:

O que há de tão especial no número sete? Concluímos que, a numerologia bíblica tem grande significado e importância nos propósitos de Deus. Todavia não devemos fazer do número sete um amuleto espiritual ou um número de sorte. 

domingo, 23 de abril de 2023

A Ousada Declaração De Lameque.


Então Lameque vangloriou-se diante de suas mulheres: Ada e Zilá, ouvi-me! Vós, mulheres de Lameque, escutai o que passo a declarar-vos: Matei um homem por causa de ferimentos que me causara; e uma criança porque me ofendeu. Ora, se Caim é vingado sete vezes, Lameque pode ser, setenta vezes sete! (Gn.4.23,24).

Lameque foi o sétimo descendente de Adão, na linhagem de Caim foi o autoritário, egocêntrico, arrogante e perverso. Não confundir Lameque caimita, com o Lameque seteíta, homem de Deus, de bom caráter, o pai de Noé (Gn.5.28,29).

Lameque significa: Desesperado, sem esperança. 

Enquanto o Lameque caimita foi mau, violento e sem amor; o Lameque seteíta foi bom, moderado e cheio de amor. O que prova que os nomes das pessoas podem ser iguais mas as personalidades completamente diferentes. Não são os nomes que determinam o caráter, mas as pessoas é que dão sentido aos seus nomes.

Lameque caimita foi o primeiro bígamo, ele entendeu que poderia dar cumprimento aos propósitos expansionistas da raça humana, e do seu povo em particular, à sua maneira, multiplicando esposas. Entretanto, a monogamia foi desde Adão e Eva a única intenção divina para o desenvolvimento saudável e familiar dos seres humanos. 

Os descendentes de Caim, a partir de Lameque foram notáveis no desenvolvimento da cultura secular. Os filhos de Lameque, Jabal foi criador de rebanhos e pai dos que vivem em tendas (4.20). Jubal foi músico, pai de todos que tocam harpa e flauta (4.21). Tubalcaim foi "artífice metalúrgico" de todo instrumento cortante, de bronze e de ferro (4.22). A raça humana dava vazão à sua ambiguidade moral e ética (o bem e o mal em plena ação); as mesmas mãos artísticas e dedicadas, que se empenhavam na fabricação de ferramentas agrícolas para exploração da terra, eram as mesmas que se esmeravam para produzir armas resistentes, afiadas e mortíferas para promoverem guerras.

LAMEQUE JULGA O SEU PECADO MENOR DO QUE O DE CAIM.

Lameque pensava que estava com tudo, chegando ao ponto de zombar de Deus, quando declarou: "Ora, se Caim é vingado sete vezes, Lameque pode ser, setenta vezes sete!" (4.24). Esta ousada declaração de Lameque foi mau intencionada, querendo desfazer da palavra de Deus dita a Caim. Deus disse a Caim: Portanto, qualquer que matar a Caim sete vezes será castigado (4.15). Deus limitou o castigo ou a vingança em sete vezes, para amenizar a maldade sobre a terra. No entanto, Lameque se julgava mais justo em suas atitudes do que Caim. Lameque julgava que a violência é sempre justa, quando disse: "Eu matei um homem por me ferir, e uma criança por me ofender"; pois a reação natural do ser humano quando ferido ou mal tratado é retribuir em dobro ao seu agressor. Lameque se julgava digno de executar do seu jeito sua retaliação, ele determinou muito além do número pleno estabelecido por Deus no caso de vingança contra Caim. Lameque se julga e justifica a si mesmo quando diz: "Porque sete vezes Caim será vingado; mas Lameque, setenta vezes sete (4.24). Muitos séculos passados, o próprio Deus, por meio de Jesus Cristo, mostra que o tamanho do perdão em retribuição ao ofensor é setenta vezes sete (Mt.18.21,22), esta é a medida perfeita e infindável do perdão. Diante das palavras de Jesus, cai por terra a declaração de Lameque e prevalece a graça de Deus, que diz: "Minha é a vingança" (Dt.32.35; Rm.12.19; Hb.10.30). Amém! 

sábado, 22 de abril de 2023

CAMELO PASSAR PELO FUNDO DE UMA AGULHA?

 

... Ao ouvir essa palavra, o jovem afastou-se pesaroso, pois era dono de muitas riquezas. Então disse Jesus aos seus discípulos: Com toda a certeza vos afirmo que difilmente um rico entrará no Reino dos céus. E lhes digo mais: É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no Reino dos céus (Mt.19.22-24).

Então, Jesus, observando ao redor, declarou aos seus discípulos: "Quão difícil é para aqueles que possuem muitos bens ingressar no Reino de Deus!". Os discípulos ficaram perplexos diante de tais palavras; no entanto, Jesus insistiu em lhes afirmar: "Filhos, entrar no Reino de Deus é, de fato, muito difícil! É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus". (Mc.10.23-25).

O Que Jesus Quer dizer com essa expressão?

Que Tipo de Agulha é Essa?

Será Que é Impossível ao Rico ser Salvo?

Jesus mostra que o jovem em questão (assim como algumas pessoas) imaginava obedecer a todos os mandamentos da lei: Ele não matava, não roubava e não era um mau filho. Acontece que a própria Escritura garante que ninguém é capaz de cumpri a Lei e, por isso, precisamos desesperadamente da Graça do Senhor. O rapaz tinha tudo, e queria também ser perfeito ou maduro. Ao rejeitar a proposta de Jesus, ele revelou que a cobiça e a avareza dominava o seu coração. Jesus não está ensinando que os ricos estão excruidos do céu, muito menos que todo pobre vai para o céu. Ele estava provando o coração daquele homem para revelar a ele a necessidade de arrependimento e perdão dos pecados, que muitas vezes, pensamos que não temos.

A expressão de Jesus: "É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no Reino dos céus". Esta expressão poderia ser um ditado popular da época, poderia ser literalmente uma agulha comum, usada na confecção das redes e roupas, ou uma metáfora, comparando o maior animal na Palestina em contraste com a menor passagem conhecida pelo povo na época, "o buraco de uma agulha". Curiosamente, para alguns arqueólogos havia nos muros de Jerusalém uma porta muito pequena, chamada de "agulha", através da qual um camelo só conseguia passar de joelhos. 

Concluimos que, a salvação não é possível pelo esforço ou mérito humano, mas é um ato sobrenatural de Deus, que busca corações arrependidos. O amor ao dinheiro e às riquezas escraviza as pessoas e pode ser a causa de muitos males (I Tm.6.9,10). Jesus termina o seu diálogo com uma mensagem de esperança, ao dizer: "Isso é impossível aos homens, mas para Deus todas as coisas são possíveis" (Mt.19.26). Amém! 

Texto extraido da Bíblia King James, com acrescimos articulados por Geraldo Barbosa (editor do Blog)

sexta-feira, 21 de abril de 2023

O PEIXE COMO SÍMBOLO - O Que Significa?

 

O peixe é um símbolo que foi adotado pelos cristãos nos primeiros séculos da igreja, para identificar outros cristãos. As iniciais de uma declaração de fé cristã formam a palavra “peixe” no grego antigo. As letras da palavra “peixe” em grego IΧΘΥΣ são as iniciais da frase “Jesus Cristo Filho de Deus Salvador”.

Ι - Jesus

Χ - Cristo

Θ - [de] Deus

Υ - Filho

Σ - Salvador

Em grego antigo, a palavra transliterada para “peixe” era ichthys. Os cristãos usaram a palavra para formar um acróstico, um conjunto de palavras cujas iniciais começam com cada parte de ichthys:

I - Iesous - Jesus

Ch - Christous - Cristo

Th - Theou - Deus

Y - Yios - Filho

S - Soter - Salvador

Esse foi o primeiro e mais simples símbolo usado pelos cristãos, para se identificarem e marcarem locais de encontro. Não era adorado, reverenciado, nem usado como amuleto ou objeto mágico. 

A hipótese mais levantada é a de que o cristão, quando supunha estar diante de outro cristão, desenhava uma curva ou meia-lua no chão. Se a pessoa desenhasse outra meia-lua sobreposta à dele, completando assim a figura de um peixe, seria este um seguidor de Jesus que conhecia o “código secreto” cristão. 

quinta-feira, 20 de abril de 2023

AS VESTES E OS ACESSÓRIOS SACERDOTAIS.

Estas, pois, são as vestes que farão: Um peitoral, e um éfode, e um manto, e uma túnica bordada, e uma mitra, e um cinto; farão, pois, vestes santas a Arão, teu irmão, e a seus filhos, para me administrarem o ofício sacerdotal (Ex.28.4).

MITRA. 

A mitra ou o turbante, era feito de linho fino trançado, era posto sobre a cabeça do sumo sacerdote, esta era símbolo de autoridade (Ex.28.39; 39.28).

COROA DA SANTIDADE.

A coroa da santidade, também chamada de diadema sagrado, ficava localizada na borda da Mitra, na testa do sumo sacerdote, e nela estava escrito: Santidade ao SENHOR ou Consagrado ao SENHOR (Ex.28.36-38; 39.30,31).

PEDRAS SARDÔNICAS OU ÔNIX.

Eram duas pedras preciosas que eram colocadas sobre os ombros do sumo sacerdote, nas ombreiras do éfode, uma do lado direito e outra do lado esquerdo. Nelas estavam os nomes dos filhos de Israel, seis nomes de um lado e seis nomes do outro, gravadas e engastadas ao redor em ouro (Ex.28.9-12).

PEITORAL.

Tratava-se de uma peça quadrada de tecido espesso, o qual era colocado sobre o peito do sumo sacerdote, sobre o seu coração, o qual também continha doze pedras preciosas gravadas com os nomes das doze tribos. Havia também quatro argolas de ouro que prendiam o peitoral ao "éfode". O Urim e o Tumim, que significa "luzes e perfeições", também eram unidos ao peitoral. O peitoral e o éfode eram inseparáveis (Ex.28.15-30).

CINTO.

O cinto ou cinturão era de linho fino trançado, de fios de ouro e de fios de tecidos azul, roxo e vermelho (Ex.28.8). Este cinto passava na cintura do sumo sacerdote e prendia o éfode e as demais peças do vestuário.

ÉFODE.

O éfode era uma peça do vestuário do sumo sacerdote. Era uma espécie de avental ou colete, folgado, sem mangas, usado sobre o manto do éfode, e que descia até os joelhos do sumo sacerdote (Ex.28.6,31).
As duas pedras de ônix, o peitoral e o éfode formavam uma peça única, eram inseparáveis

MANTO.

O manto é a segunda vestimenta que fica por baixo do colete sacerdotal (éfode), este era todo de pano azul e tinha uma abertura para colocar a cabeça, uma espécie de uma golar (Ex.28.31,32; 39.22). Este manto também tinha na sua borda uma campainha de ouro e uma romã. As romãs eram de tecidos azul, roxo e vermelho em volta da borda do manto, intercaladas com pequenos sinos de ouro. Estes sinos faziam barulho quando sumo sacerdote ministrava (Ex.28.33-35).

TÚNICA.

A túnica é a primeira vestimenta e a mais comprida de todas. Esta túnica era bordada, suas mangas eram compridas e ela descia até os tornozelos do sumo sacerdote (Ex.28.4; 39.27).

INCENSÁRIO.

Vasilha usada pelo sumo sacerdote para queimar incenso (II Cr.26.19; Ez.8.11; Hb.9.4). Com relação ao tabernáculo, o "incenso" devia ser preparado com estoraque, ônica, e gálbano, com olíbano puro, peso igual para cada componente; era proibido fazer imitação para uso particular (Ex.30.34-38).

O ÉFODE E A ADORAÇÃO.

O ÉFODE, era um tipo de colete longo, indo até às coxas do sumo sacerdote, este estava associado com a adoração. O éfode era firmado com um cinto formosamente tecido (Ex.28.27,28) e tinha alças fixas em cada ombro com uma pedra de ônix na qual estavam gravadas os nomes das doze tribos de Israel. Sobre o peito do sumo sacerdote havia o peitoral, o qual também continha doze pedras gravadas com os nomes tribais. Argolas prendiam o peitoral ao éfode. O Urim e o Tumim também eram unidos ao peitoral. Davi consultou o "éfode" que estava com o sacerdote Abiatar, para saber se seria vitorioso na batalha contra a cidade de Queila (I Sm.23.9-13). Tão venerado era este éfode que se faziam réplicas (Jz.8.27; 17.1-5), sendo estas até adoradas. 

Os capítulos 17 e 18 do livro de Juízes registra a história de Mica, que fez um éfode e criou uma nova ordem sacerdotal sem a direção de Deus, e no final teve o seu ministério falido.

PÉS DESCALÇOS.

Este é um detalhe a ser observado. Os sacerdotes ministravam com os pés descalços no tabernáculo e no templo, isto significa humildade e adoração diante do Eterno.