quarta-feira, 21 de junho de 2023
TUDO SE RESUME NO AMOR.
terça-feira, 20 de junho de 2023
O QUE SIGNIFICA O ARCO SEM A FLECHA.
E, havendo o Cordeiro aberto um dos selos, olhei e ouvi um dos quatro animais, que dizia, como em voz de trovão: Vem e vê! E olhei, e eis um cavalo branco; e o que estava assentado sobre ele tinha um arco; e foi-lhe dada uma coroa, e saiu vitorioso e para vencer (Ap.6.1,2).
Vi o céu aberto e diante de mim um cavalo branco, cujo cavaleiro se chama Fiel e Verdadeiro. Ele julga e guerreia com justiça. Seus olhos são como chamas de fogo, e em sua cabeça há muitas coroas e um nome que só ele conhece, e ninguém mais. Está vestido com um manto tingido de sangue, e o seu nome é Palavra de Deus. Os exércitos do céu o seguiam, vestidos de linho fino, branco e puro, e montados em cavalos brancos. De sua boca sai uma espada afiada, com a qual ferirá as nações. "Ele as governará com cetro de ferro". Ele pisa o lagar do vinho do furor da ira do Deus todo-poderoso. Em seu manto e em sua coxa está escrito este nome: REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES. Vi um anjo que estava de pé no sol e que clamava em alta voz a todas as aves que voavam pelo meio do céu: "Venham, reúnam-se para o grande banquete de Deus, para comerem carne de reis, generais e poderosos, carne de cavalos e seus cavaleiros, carne de todos: livres e escravos, pequenos e grandes". Então vi a besta, os reis da terra e os seus exércitos reunidos para guerrearem contra aquele que está montado no cavalo e contra o seu exército. Mas a besta foi presa, e com ela o falso profeta que havia realizado os sinais miraculosos em nome dela, com os quais ele havia enganado os que receberam a marca da besta e adoraram a imagem dela. Os dois foram lançados vivos no lago de fogo que arde com enxofre. Os demais foram mortos com a espada que saía da boca daquele que está montado no cavalo. E todas as aves se fartaram com a carne deles (Ap.19.11-21).
O capítulo 19 de Apocalipse trata do fim da grande tribulação e da gloriosa vinda de Cristo à terra para julgar as nações, destruir o anticristo e estabelecer o seu Reino milenial. João vê o céu aberto e um cavalo branco. O que estava assentado sobre ele chama-se Fiel e Verdadeiro. Ele vem julgar e guerrear com justiça. Ele vem acompanhado com os exércitos do céu em cavalos brancos e todos vestidos de linho fino e branco. Ele vem como REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES, para ferir as nações que fizeram aliança com o anticristo, as quais serão aniquiladas na batalha do Armagedom, Ele as destruirá com a espada aguda que sairá da sua boca, isto é, a Palavra.
O CAVALEIRO DO CAPÍTULO 6 DE APOCALIPSE.
- Seu cavalo era branco.
Uma imitação do cavalo branco de Cristo.
- Ele tinha um arco na mão.
Significa dizer que, no começo do seu governo não haverá guerra. Ele conquistará as nações e seus governantes no diálogo. Este terá o dom da oratória capaz de convencer e seduzir as pessoas, como nunca antes.
- Lhe deram uma coroa.
Ele será coroado e reconhecido como Governo Mundial. Os governantes das nações lhe darão a coroa real e o anticristo será estabelecido como rei das nações.
- Ele saiu vitorioso e para vencer.
Esta vitória é parcial. Ele sairá para vencer, mas será derrotado pelo Rei dos reis e Senhor dos senhores na batalha do Armagedom (Ap.16.16; 19.19-21).
O CAVALEIRO DO CAPÍTULO 19 DE APOCALIPSE.
Ele estava essentado sobre um cavalo branco.
Cavalo simboliza força e o branco simboliza justiça.
Nomes e títulos do Cavaleiro: Fiel - Verdadeiro - Palavra de Deus - REI dos reis e SENHOR dos senhores.
Ele vem julgar e pelejar com justiça. A sua vitória será total sobre o anticristo e seus exércitos.
CONCLUSÃO: Verdadeiramente o Senhor Jesus é o Cavaleiro do cavalo branco que vem para vencer. Ele é o nosso Redentor, a Fiel testemunha e o único Rei cujo Reino nunca terá fim.
domingo, 18 de junho de 2023
IMPOSIÇÃO DE MÃOS.
Pelo que, deixando os rudimentos da doutrina de Cristo, prossigamos até a perfeição, não lançando de novo o fundamento do arrependimento de obras mortas e de fé em Deus, e da doutrina dos batismos, e da imposição das mãos, e da ressurreição dos mortos, e do juízo eterno. E isso faremos, se Deus o permitir (Hb.6.1-3). ARC
Portanto, deixemos os ensinos elementares a respeito de Cristo e avancemos para a maturidade, sem lançar novamente o fundamento do arrependimento de atos que conduzem à morte, da fé em Deus, da instrução a respeito de batismos, da imposição de mãos, da ressurreição dos mortos e do juízo eterno. Assim feremos, se Deus o permitir (Hb.6.1-3). NVI
Os ensinos básicos da doutrina de Cristo já deveriam ser sabidos e estar em plena prática entre os cristãos hebreus. Os hebreus não eram recém-convertidos, já haviam aprendido muito bem as doutrinas básicas do Evangelho. No entanto, haviam permitido que a preguiça mental e o fervor espiritual, tomassem conta de suas vontades e desejos de buscarem com intensidade a Palavra de Deus. Os crentes hebreus deveriam caminhar com perseverança na vida cristã autêntica e, havendo passado pelos ensinos fundamentais da Palavra, ingressar com fé na plenitude do Espírito rumo à maturidade. O escritor aos hebreus cita algumas doutrinas ou ensinos rudimentares (básicos), e orienta os crentes a deixarem e avançarem para a maturidade espiritual. Entre esses ensinos elementares estão: Arrependimento, fé, batismos, imposição de mãos, ressurreição dos mortos, juízo eterno.
O QUE A BÍBLIA ENSINA SOBRE IMPOSIÇÃO DE MÃOS.
A imposição de mãos é vista e praticada tanto no Antigo Testamento quanto no Novo Testamento. A imposição de mãos era praticada pelos patriarcas, por Moisés, pelos sacerdotes e profetas. A imposição de mãos tinha como objetivo: Abençoar, confirmar, transferir e curar.
BÊNÇÃOS PELA IMPOSIÇÃO DE MÃOS.
Jacó impôs as mãos sobre a cabeça de Efraim e Manasés e pronunciou bênçãos sobre eles (Gn.48.11-20).
Jesus abençoa as crianças imponde-lhes as mãos (Mc.10.13-16).
Jesus ergue suas mãos e abençoa seus discípulos (Lc.24.50,51).
TRANSFERÊNCIA DE AUTORIDADE OU UNÇÃO PELA IMPOSIÇÃO DE MÃOS.
Então, disse o SENHOR a Moisés: Toma para ti a Josué, filho de Nun, homem em quem há o Espírito, e põe a tua mão sobre ele. E apresenta-o perante Eleazar, o sacerdote, e perante toda a congregação, e dá-lhe mandamentos aos olhos deles, e põe sobre ele da tua glória, para que lhe obedeça toda a congregação dos filhos de Israel (Nm.27.18-20 ARC). Então o SENHOR disse a Moisés: Chame Josué, filho de Num, homem em quem está o Espírito, e imponha as mãos sobre ele. Faça-o apresentar-se ao sacerdote Eleazar e a toda a comunidade e o comissione na presença deles. Dê-lhe parte da sua autoridade para que toda a comunidade de Israel lhe obedeça (Nm.27.18-20 NVI). E Josué, filho de Num, foi cheio do Espírito de sabedoria, porquanto Moisés tinha posto sobre ele as suas mãos; assim, os filhos deIsrael lhe deram ouvidos e fizeram como o SENHOR ordenará a Moisés (Dt.34.9).
CONFIRMAÇÃO MINISTERIAL PELA IMPOSIÇÃO DE MÃOS.
Na ordenação dos sete diáconos os apóstolos lhes impuseram as mãos (At.6.6).
No envio de Paulo e Barnabé para obra missionária os líderes da igreja em Antioquia impuseram as mãos sobre eles (At.13.1-3).
A NINGUÉM IMPONHAS PRECIPITADAMENTE AS MÃOS.
A niguém imponhas precipitadamente as mãos, nem participes dos pecados alheios; conserva-te a ti mesmo puro (I Tm.5.22).
No tocante à ordenação de um presbítero (cargo pastoral), Paulo estabelece várias diretrizes:
(1) Ninguém deve ser ordenado para essa posição "precipitadamente". Isto é, a devida cautela e as diretrizes bíblicas devem ser observadas (Tt.1.5).
(2) Ordenar um homem a presbítero é um ato público diante da igreja, afirmando que a vida desse homem satisfaz o padrão divino da perseverança na piedade, segundo está escrito em 3.1-7. Noutras palavras, aqueles que serão ordenados para um cargo de direção espiritual devem ter um passado de fidelidade ao Senhor, desde a sua profissão de fé em Cristo.
(3) Se uma igreja ordenar ou separar alguém, precipitadamente, isto é, sem as qualificações para o ministério, está contrariando as diretrizes divinas, e torna-se participante dos pecados desse homem (v.22) . A admoestação de Paulo: "Conserva-te a ti masmo puro" (v.22), significa recusar-se a envolver-se na escolha ou ordenação de qualquer pessoa indgna de ser ministro.
(Comentário da Bíblia de Estudo Pentecostal, pg.1872).
RECEBER O ESPÍRITO E DONS PELA IMPOSIÇÃO DE MÃOS.
Pedro e João oraram e impuseram as mãos sobre os novos crentes em Samaria e estes receberam o Espírito Santo (At.8.14-17).
Paulo impõe as mãos sobre doze discípulos em Éfeso e eles recebem o Espírito Santo, falam em línguas e profetizam (At.19.1-7).
Timóteo recebe dom pela imposição de mãos dos presbíteros e pela imposição de mãos do apóstolo Paulo: Não desprezes o dom que há em ti, o qual te foi dado por profecia, com a imposição das mãos do presbitério (I Tm.4.14). Por este motivo, te lembro que despertes o dom de Deus, que existe em ti pela imposição das minhas mãos (II Tm.1.6).
CURAS E MILAGRES OPERADOS PELA IMPOSIÇÃO DE MÃOS.
Jesus realizou muitas curas e milagres impondo suas mãos sobre os enfermos.
A cura do leproso (Mt.8.3).
A cura de um cego (Mc.8.22-26).
A cura de uma mulher paralítica (Lc.13.10-13).
Muitos enfermos de várias doenças foram curados (Lc.4.40).
Curas, sinais e prodígios eram feitos pelas mãos dos apóstolos (At.5.12).
Deus pelas mãos de Paulo fazia maravilhas (At.19.11,12).
Paulo impõe suas mãos sobre o pai de Públio que estava enfermo de febres e desenteria e o curou (At.28.7,8).
Jesus autoriza em seu nome aos que crerem: Imporão as mãos sobre os enfermos e os curarão (Mc.16.17,18).
Existem dois tipos de imposição de mãos: A específica, quando só os ministros da Casa do Senhor devem exercer para apresentar e confirmar os obreiros através da oração e imposição de mãos.
A geral, quando todos os crentes estão autorizados em nome de Jesus a impor as mãos sobre os enfermos e os curar.
Concluimos que, a imposição de mãos é um fundamento da doutrina de Cristo, não é algo mágico, nem simbolico. Na imposição de mãos, nós transferimos um poder que nos foi delegado pelo Senhor Jesus, e este poder está dentro dos crentes que receberam o Espírito Santo. Amém!
quinta-feira, 15 de junho de 2023
JESUS, O ALVO DA NOSSA ADORAÇÃO.
O ser humano é tendencioso a adorar e prestar culto as pessoas, semelhante seu. Há pessoas que idolatram seus ídolos a os têm em grande estima. Há um grupo de pessoas que idolatram políticos, padres, pastores, pregadores, cantores e também atores e artistas. Há também os que adoram seus bens, sua casa, seu carro, seu emprego, e priorizam a sua família mais do a Deus. Em suma: Tudo aquilo que a pessoa prioriza, adora e exalta a ponto de tomar o lugar de Deus, é idolatria; e toda idolatria é pecado.
Os reis terrenos são temporais, morrem e se vão. Mas JESUS é o Rei eterno e o seu reino nunca terá fim.
O rei do Pop morreu.
O rei do Rock morreu.
O rei do Baião morreu.
O rei do Futebol morreu.
Os reis das nações morreram e foram substituídos, mas o Rei da glória, Jesus Cristo, continua vivo. Ele é o único Rei digno de ser adorado, por isso devemos cantar: ♫Ao Rei eterno, imortal, invisível mas real, a Ele tributamos o louvor.♪
Então olhei e ouvi a voz de muitos anjos, milhares de milhares e milhões de milhões. Eles rodeavam o trono, bem como os seres viventes e os anciãos, e cantavam em alta voz:
"Digno é o Cordeiro que foi morto de receber poder, riqueza, sabedoria, força, honra, glória e louvor!"
Depois ouvi todas as criaturas existentes no céu, na terra, debaixo da terra e no mar, e tudo o que neles há, que diziam:
"Àquele que está assentado no trono e ao Cordeiro sejam o louvor, a honra, a glória e o poder, para todo o sempre!"
Os quatro seres viventes disseram: "Amém", e os anciãos prostraram-se e o adoraram (Ap.5.11-14).
Honra, glória, louvor e adoração a JESUS o Rei eterno. Amém!
domingo, 11 de junho de 2023
A DUPLA HONRA DE UM PASTOR.
Os presbíteros que governam bem sejam estimados por dignos de duplicada honra, principalmente os que trabalham na palavra e na doutrina. Porque diz a Escritura: Não ligarás a boca ao boi que debulha. E: Digno é o obreiro do seu salário (I Tm.5.17,18). ARC
Os presbíteros que lideram bem a igreja são dignos de dupla honra, especialmente aqueles cujo trabalho é a pregação e o ensino, pois a Escritura diz: "Não amordace o boi enquanto está debulhando o cereal", e "o trabalhador merece o seu salário" (I Tm.5.17,18). NVI
Paulo entende que os presbíteros chamados para exercerem o ministério da Palavra, deveriam receber grande honra por parte da igreja. Entretanto, aqueles que administram bem a igreja, dedicando-se exclusivamente ao estudo e ensino da Palavra, merecem "honra em dobro", expressão que significa: Completo sustento e apoio financeiro.
Sobre este tema: PRESBÍTEROS QUE GOVERNAM BEM, o comentarista Donald Stamps, diz: Estes versículos dizem respeito à honra apropriada aos presbíteros (aqui significa pastores) que governam bem a igreja local e que vigiam cuidadosamente o rebanho. Aqueles que, com toda sinceridade, trabalham deligentimente na pregação e no ensino (I Co.15.10; I Ts.5.12,13) devem receber duplicada honra (v.17). Trata-se aqui de (1) ajudá-los com auxílio financeiro (I Co.9.7-14), e (2) ser-lhes submisso nas questões de conduta da igreja e ensino bíblico (Hb.13.7,17). (Bíblia de Estudo Pentecostal, pg.1871).
NÃO ATARÁS A BOCA AO BOI.
Para autênticar e fortalecer o seu argumento, Paulo cita a Torá (a lei de Moisés), que diz: Não atarás a boca ao boi, quando trilha (Dt.25.4). Esse mandamento estipulava que os animais de tração, recebessem rações suficientes para manter sua força e saúde. Deviam ser tratados caridosamente e recompensados pela sua labuta. Os seres humanos, muito mais, merecem tratamento equitativo pelo seu serviço. O NT aplica esse princípio aos ministros do evangelho (ver I Co.9.9-11; I Tm.5.17,18). Aqueles que labutam no ministério ou nas instituições cristãs, devem ter salário justo e razoável. (BEP pg.325).
DIGNO É O OBREIRO DO SEU SALÁRIO.
A Bíblia nos ensina, no AT (Dt.25.4; Lv.6.16,26; 7.6) e no NT (Mt.10.10; Lc.10.7), que aqueles que servem ao altar e se dedicam ao ensino e proclamação da Palavra de Deus, devem se sustentados por aqueles que, desse trabalho, recebem bênçãos espirituais (Gl.6.6-10; I Tm.5.18; I Co.9.4-14). Em gálatas 6.6 Paulo diz: "E o que é instruído na palavra reparta de todos os seus bens com aquele que o instrui". É dever de todos que recebem o ensino da Palavra de Deus ajudar a sustentar materialmente àqueles que lhes ensinam a Palavra (I Co.9.14; I Tm.5.18). Paulo reforça a sua tese sobre a importância da igreja assumir o sustento completo dos pastores e ministros que dedicam o seu serviço em tempo integral na obra. Fica evidente também que, já nessa época atual, os pastores e ministros em geral que se dedicam em tempo integral à obra, devem ser remunerados, de forma que recebam salários para sustento das suas famílias. Todavia, não é bíblico quando o povo de Deus é explorado e forçado a sustentar "pastores" com seus altos salários e regalias que forgem a realidade dos princípios bíblicos estabelecidos.
sábado, 10 de junho de 2023
EXPOSIÇÃO DA PALAVRA NO SALMO 119.
A exposição das tuas palavras dá luz e dá entendimento aos símplices (Sl.119.130). ARC
A explicação das tuas palavras ilumina e dá discernimento aos inexperientes (Sl.119.130). NVI
É da vontade de Deus que a sua Palavra seja exposta, ensinada, pregada e propagada em toda a terra a todas as pessoas. Mais do que nunca, precisamos urgentemente de pregadores e ensinadores que tenham habilidades e sejam aptos para ensinarem e pregarem a Palavra de Deus sob a unção do Espírito. Há um grande número de pregadores que fazem uso da Palavra, mas que não pregam a Palavra de Deus de verdade. Alguns usam a Palavra de Deus para desabafar seus problemas e frustrações. Outros fazem uso da Palavra para trazerem mensagem de carapuça, isto é, uma mensagem maldosa, quando este é sabedor da vida dos seus ouvintes. Há também um outro grupo de pregadores, que pregam por sua própria vaidade, para inchar o seu ego, e não para glória de Deus. Há outra classe de pregadores que as suas pregações são recheadas de frases de efeitos e jargões, na intenção de emocionar o povo e manipular com suas pregações sensacionalistas. Na verdade existe três tipos de pregadores: (1) Os que fazem uso da Palavra. Mas não pregam a Palavra. (2) Os que pregam sobre a Palavra. Estes citam mais o Talmude e Flávio Josefo do que a Bíblia. (3) Os que pregam a Palavra. Estes são os corretos, porque estão de acordo com o que manda a Bíblia. Paulo diz: "Pregue a Palavra, esteja preparado a tempo e fora de tempo..." (II Tm.4.2). E diz mais: Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a Palavra da verdade (II Tm.2.15). A verdadeira exposição da Palavra de Deus, alimenta a nossa alma, nos ilumina, nos dá entendimento, aumenta a nossa fé e fortalece o nosso espírito.
Que o autêntico ensino bíblico estejam sempre nos púlpitos das nossas igrejas. Que se multipliquem os pregadores e ensinadores que são comprometidos com a Palavra, para fazerem exposições das grandes verdades reveladas nas Escrituras. Amém!
sexta-feira, 9 de junho de 2023
ABSALÃO - O HOMEM MAIS BELO.
Não havia, porém, em todo o Israel homem tão belo e tão aprazível como Absalão; desde a planta do pé até à cabeça, não havia nele defeito algum. E, quando tosquiava a sua cabeça (e sucedia que no fim de cada ano a tosquiava, porquanto muito lhe pesava, e por isso a tosquiava), pesava o cabelo da sua cabeça duzentos siclos, segundo o peso real (II Sm.14.25,26). ARC
Em todo Israel não havia homem tão elogiado por sua beleza como Absalão. Da cabeça aos pés não havia nele nenhum defeito. Sempre que o cabelo lhe ficava pesado demais, ele o cortava e o pesava; eram dois quilos e quatrocentos gramas, segundo o padrão do rei (II Sm.14.25,26). NVI
A história de Absalão não é uma história bonita, ele teve uma existência marcada por inúmeros pecados. Era uma pessoa atraente, simpática e famosa, que realmente chamava a atenção. Poucas pessoas no mundo poderiam receber o tipo de descrição que dele é feita em 2 Sm. 14.25: “Não havia, porém, em todo o Israel homem tão celebrado por sua beleza como Absalão; da planta do pé ao alto da cabeça, não havia nele defeito algum”.
O nome Absalão tem origem no Hebraico e significa: "Pai da paz" ou "meu pai é paz". Apesar do significado do seu nome, a paz não foi algo notável em sua biografia. Nem sempre o significado do nome está relacionado à personalidade da pessoa.
Absalão foi o terceiro filho de Davi, sua mãe foi Maaca uma mulher estrangeira filha de Talmai, rei de Gesur (II Sm.3.3). Absalão é o único homem na Bíblia que é destacado por sua beleza ímpar. A história de Absalão está resgistrada do capítulo 13 ao 18 do livro de segundo Samuel. A Bíblia registra cinco episódios que marcaram a vida de Absalão: (1) Absalão manda matar seu irmão por parte de pai, Amnom por este ter estuprado sua irmã Tamar (cap.13). (2) Absalão havendo matado Amnom fugiu para Gesur onde ficou por três anos (13.37-39). (3) Absalão retorna a Jerusalém e fica dois anos sem ver a face do rei Davi (14.21-24,28-33). (4) Absalão faz uma rebelião contra Davi para usurpar o trono (cap.15-16-17). (5) Absalão é morto de forma trágica quando furgia do exército de Davi (18.1-18).
Os três filhos de Absalão (2 Sam. 14:27) morreram antes dele, de modo que ele deixou um monumento ou uma coluna para conservar a memória do seu nome (2 Sm.18.18). Restou apenas uma filha, por nome Tamar.
Absalão tinha uma beleza física atraente, ele era elogiado por sua beleza exterior, mas por dentro esta beleza não refletia um bom caráter. Ele atraia e chamava a atenção do povo por sua beleza, mas não atraiu a atenção de Deus por suas boas ações, por ser um homem de bom caráter e atitudes que agradara ao SENHOR. Aqui nós aprendemos que, a beleza exterior de nada adianta, quando por dentro a pessoa é horrível, escura e perversa.