segunda-feira, 27 de novembro de 2023

A VITÓRIA É NOSSA!

 

Todos querem ser vitoriosos, todos querem conquistar a vitória, todos querem subir no primeiro lugar do pódio; todavia, para haver um vencedor, alguém tem que perder. A vida de um cristão é cheia de desafios, cheia de altos e baixos, Jesus não prometeu vida fácil para os seus discípulos, mas Ele foi verdadeiro quando disse: Tenho vos dito isso, para que em mim tenhas paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo (Jo.16.33). Quem sofre as aflições com Cristo, no final sempre será vitorioso. 

Com Cristo podemos declarar: A vitória é nossa porque fomos chamados para vencer. A vitória é nossa porque em Cristo somos mais que vencedores. A vitória é nossa porque o sangue de Jesus nos garante a vitória. A vitória é nossa porque o nosso General nunca perdeu nem nunca perderá. A vitória é nossa porque Satanás e seus exércitos já estão derrotados.

SETE RAZÕES PELAS QUAIS A VITÓRIA É NOSSA.

1- A Vitória é nossa pelo Sangue do Cordeiro.

E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro... (Ap.12.11).

2- A Vitória é nossa em o Nome de Jesus Cristo.

Mas graças a Deus, que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo (I Co.15.57).

3- A Vitória é nossa pelo poder do Espírito Santo.

... Não por força, nem por violência, mas pelo meu Espírito, diz o SENHOR dos Exércitos (Zc.4.6).

4- A Vitória é nossa pelo poder da Palavra de Deus.

Tomai também o capacete da salvação e a Espada do Espírito, que é a Palavra de Deus (Ef.6.17).

5- A Vitória é nossa pelo poder da Fé.

Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: A nossa fé (I Jo.5.4).

6- A Vitória é nossa pelo poder da Oração.

Orando em todo o tempo com toda oração e súplica no Espírito... (Ef.6.18).

E rogo-vos, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e pelo amor do Espírito, que combatais comigo nas vossas orações por mim a Deus (Rm.15.30).

Saúda-vos Epafras, que é dos vossos, servo de Cristo, combatendo sempre por vós em oração, para que vos conserveis firmes, perfeitos e consumados em toda a vontade de Deus (Cl.4.12).

7- A Vitória é nossa pelo poder do nome do SENHOR.

Uns confiam em carros, e outros, em cavalos, mas nós faremos menção do nome do SENHOR, nosso Deus. Nós nos alegraremos pela tua salvação e, em nome do nosso Deus, arvoraremos pendões... (Sl.20.7,5).

A nossa vitória foi conquistada por Cristo na cruz. Porque dEle, por Ele e para Ele são todas as coisa; glória a Ele, hoje e eternamente. Amém! 

sábado, 25 de novembro de 2023

CINCO CONVITES À SALVAÇÃO (Mensagem Evangelística).


1- Vinde, então, e argui-me, diz o SENHOR; ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã (Is.1.18).

A expressão "vinde e argui-me", na versão ARC, significa argumentar juntos. Na versão da Bíblia NVI está escrito: "Venham, vamos refletir juntos". Na versão King James (BKJ), diz: "Então, sim, vinde e arrazoemos". Na versão Corrigida Revisada Fiel (CRF), está dito: "Vinde então, e raciocinemos juntos".
Esta expressão, significa Deus dizendo em outras palavras para a nação de Judá: Pense comigo e argumente, é possível tornar os vossos pecados rublos, a mancha das vossas maldades, brancos como a neve? Ainda que sejam vermelhos como o carmesim, Eu os tornarei como a branca lã.

2- Olhai para mim e sereis salvos, vós, todos os termos da terra; porque eu sou Deus, e não há outro (Is.45.22).

Este convite é universal. Deus convida todas as pessoas da terra a se voltarem para Ele e se arrependerem afim de serem salvos. As boas novas do Evangelho de Cristo é para o mundo inteiro, o Senhor deseja que todas as pessoas sejam salvas. Não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se (II Pe.3.9). 

3- Ó vós todos os que tendes sede, vinde às águas, e vós que não tendes dinheiro, vinde, comprai e comei; sim, vinde e comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite (Is.55.1).

Este convite é para os sedentos espirituais. Uma condição essencial à salvação é ter fome e sede espirituais pela Palavra de Deus. Estes receberão o perdão e desfrutarão da comunhão com Deus Pai, por intermédio do seu Filho, Jesus Cristo. 

4- Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para a vossa alma (Mt.11.28,29).

Jesus fez um convite especial que nenhum homem tem condições de fazê-lo: Ele chama todos que estão cansados de pecar e oprimidos pela escravidão do pecado e por Satanás, a virem a Ele para serem libertos, andarem juntos com Ele e aprender com Ele. Rejeitar o convite de Jesus, é perder de ser salvo e correr o risco de ser destruído pelo maligno. 

5- E, no último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, que venha a mim e beba. Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre (Jo.7.37,38).

A festa dos Tabernáculos comemorava as lembranças das jornadas de Israel depois do Êxodo, isto é, da saída do Egito. Era uma festa para refletir sua peregrinação no deserto, morando em tabernáculos (ou tendas, cabanas). Jesus como bom patriota judeu, foi a esta festa, que durava sete dias; e no último dia da festa, Ele ficou em pé e gritou, dizendo: Se alguém tem sede, que venha a mim e beba! Ele convidou os sedentos. Quem tem sede de Deus e vai a Ele, será atendido e satisfará a sua sede espiritual. Jesus é a única fonte real que dessedenta a humanidade que anda sedenta e faminta espiritualmente. Portanto, vá a Jesus Cristo, o Salvador, a Fonte real que dessedenta a sua alma. Amém!  

sexta-feira, 24 de novembro de 2023

EIS QUE VOS DOU PODER.


Eis que vos dou poder para pisar serpentes, e escorpiões, e toda a força do inimigo, e nada vos fará dano algum (Lc.10.19).

Poder no grego é "Dunamis", que significa poder real, poder em ação. Em Atos 1.8, Jesus falou mais uma vez deste poder, quando disse: Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra. Jesus não prometeu aos seus discípulos, poder político, poder militar, nem poder econômico; Ele prometeu o poder real, o Dunamis de Deus. Dunamis, termo grego de onde se deriva as palavras: dínamo, dinâmico, dinamite. Este poder do Espírito Santo tem como objetivo testemunhar de Cristo e ganhar almas para o Reino de Deus. 

SERPENTES E ESCORPIÕES, são termos indicativos que representam as mais perigosas forças espirituais do mal. Jesus conferiu poder aos crentes e garantiu que em seu nome, os demônios serão expulsos (Mc.16.17). Este poder também corresponde aos cinco sinais que Jesus falou aos que crerem: E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome, (1) expulsarão demônios; (2) falarão novas línguas; (3) pegarão nas serpentes; (4) e se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; (5) imporão as mãos sobre os enfermos e os curarão (Mc.16.17,18). 

PEGARÃO NAS SERPENTES, significa ter domínio sobre as forças espirituais do mal e não simplesmente pegar nas serpentes de forma literal.

BEBER COISAS MORTÍFERAS, não deve se transformar em ritual de Ordálio, isto é, prova judicial para se decidir se um acusado é culpado ou inocente, a fim de comprovar nossa espiritualidade. São promessas para crentes que enfrentam semelhantes perigos a serviço de Cristo. 

CINCO AÇÕES DO PODER:

1- Poder para Pregar.

2- Poder para Ensinar.

3- Poder para Curar.

4- Poder para Expulsar os demônios.

5- Poder para Libertar os oprimidos pelo diabo. 

Que possamos ter este poder de Deus em nossas vidas sob a unção do Espírito Santo, que nos usará com poder e abundante graça para realizarmos a obra de Deus. Amém! 

O poder dos homens incha e deixa as pessoas orgulhosas; o Poder de Deus enche e deixa as pessoas transformadas. Pense nisso.

quarta-feira, 22 de novembro de 2023

JESUS - O PRIMOGÊNITO DE TODA CRIAÇÃO.


Esta expressão não significa dizer que Cristo foi um ser criado. Muito pelo contrário, "Primogênito" tem o significado que frequentemente lhe é atribuído como o Primeiro quanto à posição de Herdeiro e Preeminente (Ex.4.22; Jr.31.9; Sl.89.27). A primogenitura é aplicada a Cristo como Herdeiro e Soberano de toda a criação, como o Filho eterno (Hb.1.1,2). A primogenitura de Cristo, sinaliza que em tudo Ele tem a preeminência, ou seja, Ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por Ele (Cl.1.17). Cristo não é o Primogênito por ser um ser criado, mas por ter em tudo a preeminência, sendo Ele o mais elevado, excelso e sublime.

CINCO VEZES AS ESCRITURAS AFIRMAM SER CRISTO O PRIMOGÊNITO.

1- O Primogênito como o Soberano dos reis da terra.

Também por isso lhe darei o lugar de primogênito; fá-lo-ei mais elevado do que os reis da terra (Sl.89.27).

2- O Primogênito entre muitos irmãos.

Porque os que dantes conheceu, também os predestinou para serem conforme à imagem de seu Filho, a fim de que Ele seja o Primogênito entre muitos irmãos (Rm.8.29).

3- O Primogênito de toda a criação.

O qual é imagem do Deus invisível, o Primogênito de toda a criação (Cl.1.15).

4- O Primogênito dentre os mortos.

E ele é a cabeça do corpo da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência (Cl.1.18).

5- O Primogênito dos mortos.

... e da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dos mortos e o príncipe dos reis da terra (Ap.1.5a).

As Testemunhas de Jeová questionam: Jesus, Chamado Primogênito, é o Primeiro da Criação? 

Na Tradução do Novo Mundo, versão usada pelas Testemunhas de Jeová, Cl 1.16 está assim: "Porque mediante ele foram criadas todas as [outras] coisas...". 

Ora, se "outras" está entre colchetes é porque não existe no original. Se ele criou todas as coisas é porque Ele é Deus, porque somente Deus é o Criador. A Sociedade Torre de Vigia sustenta que Deus criou o Filho e o Filho criou todas as coisas. Logo, o Pai teria criado outro Deus.  

Bíblia diz que "todas as coisas foram feitas por Ele" (Jo 1.13). 

A versão TNM diz: "Todas as coisas vieram à existência por intermédio dele, e à parte dele nem mesmo uma só coisa veio à existência".  

Deus teria criado outro Deus, a quem outorgara poderes para criar tudo, porém se Ele, o Filho, não se dispusesse a criar, nada seria criado. Quem possui soberana vontade para criar, o possui também para não criar. 

Apesar desse poder criador, a STV diz que o Filho é um deus menor. É   o que está escrito: "O Verbo era [um] deus" (Jo 1.1: TNM). O artigo indefinido "um" está entre colchetes; logo, não existe no original; "Verbo" está com inicial maiúscula, enquanto "deus" está com minúscula. A tentativa foi tão grande de negar a divindade do Filho que se esqueceram desses pormenores, ou não quiseram levar em conta, ou resolveram sofrer as consequências de receberem rigorosa contestação.

"O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação" (Cl 1.15). 

Colossenses 1.16: “Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra...". "Ele é ANTES de todas as coisas criadas". Ora, somente Deus pode ser "antes" de toda a criação. Aqui, uma distinção entre Deus e sua criação. E o Filho se enquadra nessa condição. Se o Filho fizesse parte da criação, não poderia ser "antes" da criação. "O Verbo era Deus... e todas as coisas foram feitas por ele" (João 1.1,3). 

Essa é apenas uma pequena amostra do que fala a Bíblia sobre a divindade do Filho. Fica mais fácil compreendermos o significado de "primogênito" no seu contexto. Vejamos o que diz o dicionário VINE: 

”Primogênito (prototokos), "primogênito (formado de protos, "primeiro", e tikto, "gerar"), é usado acerca de Jesus ter nascido da virgem Maria (Lc 2.7). [Logo, Jesus foi realmente o primogênito de Maria]. Mais tarde, na sua relação com o Pai, expressando sua prioridade e preeminência sobre a criação, não no sentido de ser o "primeiro" a nascer. É usado ocasionalmente acerca da superioridade de posição no Antigo Testamento; veja Êx 4.22; Dt 21.16,17, sendo a proibição contra o mal de designar a posição privilegiada do "primogênito" a alguém nascido subsequentemente ao primeiro filho. 

Jesus Cristo é o Primogênito de toda a criação, pelo fato de ter a primazia sobre todas as coisas criadas, sendo Ele mesmo o próprio Criador e não um ser criado. Amém! 

segunda-feira, 20 de novembro de 2023

CALVÁRIO E PENTECOSTES.


O Calvário precede o Pentecostes. Antes de passarmos pela experiência do avivamento do Pentecostes, precisamos passar pela experiência do novo nascimento no Calvário. A verdade é que Cristo teve que primeiro sacrificar a sua vida na cruz do Calvário, para depois derramar sobre a sua igreja o Espírito Santo. Primeiro o sacrifício, depois o fogo do Espírito. Sem sacrifício não há fogo. Sem Calvário não há salvação e sem Pentecostes não há poder do Espírito Santo.

CINCO FATOS OCORRERAM NO CALVÁRIO.

1- A morte expiatória de Cristo (Mt.27.50; Mc.15.37; Lc.23.46; Jo.19.30).

2- A escrita de dívida foi cancelada (Cl.2.14).

3- Os poderes das trevas foram derrotados (Cl.2.15).

4- Satanás foi destronado e vencido (Hb.2.14,15).

5- Jesus Cristo ressuscitou vitorioso (Mt.28.18; Ap.1.17,18).

CINCO FATOS OCORRERAM NO PENTECOSTES.

1- UNIÃO.

Cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar (v1)

2- SURPRESA.

E de repente, veio do céu um som como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados (v2).

3- VISÃO.

E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles (v3).

4- TODOS CHEIOS DO ESPÍRITO SANTO.

E todos foram cheios do Espírito Santo... (v4a).

5- TODOS FALARAM OUTRAS LÍNGUAS.

... e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem (v4b). 

TRÊS COISAS MARCARAM NO CALVÁRIO:

1- A morte de Jesus Cristo. 

2- O véu do templo foi rasgado. 

3- Cristo ressuscitou dentre os mortos.

TRÊS COISAS MARCARAM NO PENTECOSTES:

1- O cumprimento da promessa (Lc.24.49).

2- A manifestação poderosa do Espírito Santo (At.2.1-4)

3- Quase três mil almas se converteram (At.2.40,41).

CALVÁRIO E PENTECOSTES SÃO INSEPARÁVEIS.

Calvário e Pentecostes, não poderão separa-se na vida do cristão.  

Calvário e Pen­tecostes, são dois marcos que não se se­param.

No Calvário há sofrimento e lágrimas.

No Pentecostes há alegria e poder.

No Calvário nascemos de novo.

No Pentecostes somos revestidos de poder.

No Calvário recebemos o Espírito Santo (Jo.20.22)

No Pentecostes somos cheios do Espírito Santo (At.2.4).

No Calvário a ordem é para ficarmos em Jerusalém até sermos revestidos de poder (Lc.24.49).

No Pentecostes a ordem é para sermos testemunha de Jesus até os confins da terra (At.1.8).

Viva na plenitude do avivamento do Pentecostes, mas nunca esqueça de valorizar o Calvário.

sábado, 18 de novembro de 2023

APOSTASIA, UM PECADO IMPERDOÁVEL?


O Espírito diz claramente que nos últimos tempos alguns abandonarão a fé e seguirão espíritos enganadores e doutrinas de demônios (I Tm.4.1).

Apostasia significa o abandono da verdade, um abandono a lealdade a Cristo; é uma deserção da fé de forma consciente, em termos bíblicos é um ato de se recusar a continuar obedecendo a Palavra de Deus. 

A apostasia é um desafio contra Deus, porque é uma rebelião contra a verdade. A melhor maneira de combater a apostasia é pregar a verdade e rejeitar os ensinamentos dos apóstatas, é ler a Palavra de Deus e estudá-la. A melhor maneira de identificar a falsificação é conhecer a verdade genuína das Escrituras. 

Vede, irmãos, que nunca haja em qualquer de vós um coração mau e infiel, para se apartar do Deus vivo (Hb.3.12).

Falando sobre APOSTASIA, Donald C. Stamps, o comentarista da Bíblia de Estudo Pentecostal, diz: "Apostasia significa cortar o relacionamento salvífico com Cristo, ou apartar-se da união vital com Ele e da verdadeira fé nEle. A apostasia pode envolver dois aspectos distintos, embora relacionados entre si: (1) Apostasia teológica. É a rejeição de todos ensinos originais de Cristo e dos apóstolos ou de alguns deles (I Tm.4.1,2; II Tm.4.3,4). (2) Apostasia moral. Aquele que era crente, deixa de permanecer em Cristo e volta a ser escravo do pecado e da imoralidade (Is.29.13; Mt.23.25-28; Rm.6.15-23; 8.6-13). BEP pg.1903.

O GRANDE PERIGO DE ABANDONAR A FÉ.

Ora, é impossível para aqueles que uma vez foram iluminados, experimentaram o dom celestial e se tornaram participantes do Espírito Santo, e provaram os benefícios da Palavra de Deus e os poderes da era que há de vir, mas apostataram da fé, sim, é impossível que tais pessoas sejam reconduzidas ao arrependimento; tendo em vista que contra si mesmos estão crucificando outra vez o Filho de Deus, e zombando publicamente dele (Hb.6.4-6).

O escritor da carta aos hebreus não está julgando que seus leitores sejam apóstatas. Ele apenas os adverte sobre os perigos da apostasia, que pode ter seu início lento, mas terá um final fatal. Ainda há tempo, havendo um arrependimento sincero, o Senhor pode restaurar e transformar a vida de um apóstata por meio da sua infinita graça e misericórdia. 

Uma anotação da Bíblia de Estudo Pentecostal sobre "Apostasia Pessoal" diz: Se a apostasia continua sem refreio, o indivíduo pode, finalmente, chegar ao ponto em que não seja possível um recomeço. Isto é, a pessoa que no passado teve uma experiência de salvação com Cristo, mas que deliberada e continuamente endurece seu coração para não atender à voz do Espírito Santo e continua a pecar intencionalmente, podendo chegar a um ponto sem retorno em que não há mais possibilidade de arrependimento e de salvação. Há um limite para a paciência de Deus (I Sm.3.11-14; Mt.12.31,32; II Ts.2.9-11; Hb.10.26-29,31; I Jo.5.16). Esse ponto de onde não há retorno, não se pode definir de antemão. Logo, a única salvaguarda contra o perigo de apostasia extrema está na admoestação do Espírito: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações (Hb.3.7,8,15;4.7). 

Quem, sinceramente, preocupa-se com a sua condição espiritual e sente no seu coração o desejo de voltar-se arrependido para Deus, tem nisso uma clara evidência de que não cometeu a apostasia imperdoável. As Escrituras afirmam com clareza que Deus não quer que ninguém pereça e declaram que Deus receberá todos que já desfrutaram da graça salvadora, se arrependidos, voltarem a Ele (II Pe.3.9; Is.1.18,19; 55.6,7). Que a apostasia nunca encontre lugar em nossos corações, que possamos continuar crescendo na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Amém! 

quarta-feira, 15 de novembro de 2023

A PALAVRA É VIVA E EFICAZ.


Porque a Palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até à divisão da alma, e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração (Hb.4.12).

Neste versículo vamos encontrar três definições da Palavra de Deus: Ela é viva. Ela é eficaz. Ela é penetrante. Ela é viva porque está sempre em ação, nunca parada, mas sempre em movimento. A Palavra está em ação para salvar, para curar, para libertar e dá vida a humanidade que está morta em seus delitos e pecados. Ela é eficaz porque produz efeitos, não falha, não volta vazia, não erra o alvo, mas produz os efeitos que lhe apraz. Ela é uma Espada cortante que penetra no mais íntimo do nosso ser para discernir os nossos pensamentos e intenções do coração, se são espirituais ou não. Tem dois gumes e corta de ambos os lados, ou para salvar ou para condenar. 

Todos nós, os cristãos, devemos expressar um grandioso amor à Palavra de Deus. Nela encontramos promessas, provisão, mandamentos, oração, direção, consolo, proteção, testemunho, ensino, sabedoria, verdade, justiça e repreensão. O nosso apego a Palavra deve ser constante. Ler e meditar na Palavra, deve ser a nossa pratica diária. Mediante a leitura e meditação da Palavra e pela pratica da oração, cresceremos em graça e conhecimento. À medida que o nosso amor crescer por Ela, ficaremos mais íntimos da Palavra.

TRÊS TIPOS DE PREGADORES:

1- Os que pregam fora da Palavra.

2- Os que pregam sobre a Palavra.

3- Os que pregam a Palavra.

A PREGAÇÃO DEVE SER:

Com Ousadia (At.4.31).

Com Poder (At.4.33a).

Com Graça (At.4.33b)

QUEM PREGA A PALAVRA DEVE:

Amar a Palavra (Sl.119.97,140).

Ler e meditar na Palavra (I Tm.4.13; Js.1.8).

Manejar bem a Palavra (II Tm.2.15).

A PALAVRA DE DEUS É:

Alimento (Jr.15.16; I Pe.2.2).

Escudo (Pv.30.5).

Espada (Ef.6.17).

Espelho (Tg.1.22-25).

Fogo (Jr.23.29a).

Martelo (Jr.23.29b).

Lâmpada (Sl.119.105).

Doce mais que o Mel (Sl.19.10; 119.103).

CONSELHO AOS PREGADORES:

Não Pregue Filosofia Humana.

Não Pregue Achismo Teológico.

Não Pregue Talmude dos judeus.

Não Pregue Usos e Costumes.

Pregue a Palavra, simplesmente a PALAVRA.

Pregue a Palavra e deixa o Espírito Santo fazer a obra que lhe apraz. Amém!