sexta-feira, 18 de outubro de 2024

A CURA DO CEGO DE BETSAIDA.


No evangelho de Marcos 8.23 diz que Jesus pegou o cego pela mão e o levou para fora da aldeia de Betsaida, e o curou do lado de fora. E no versículo 26 Jesus disse a ele: “Não entres mais na aldeia.” O ambiente daquela aldeia não tinha nada mais a ver com a nova vida daquele homem. Jesus curou o cego fora da aldeia, e lhe ordenou que não entrasse mais na aldeia. Ele sabia que aquele lugar não era propício para realizar o milagre da cura do cego. As pessoas daquela região de Betsaida, eram incrédulas, pessimistas e maldizentes. Têm ambientes que nos impedem de receber a bênção de Deus. Muitas vezes a falta de fé, impede de Deus operar milagres. 

ALGUMAS INFORMAÇÕES SOBRE BETSAIDA.

Betsaida em hebraico significa "Casa de Pesca". Betsaida era uma aldeia que ficava localizada ao norte do mar da Galileia, e a alguns quilômetros de Cafarnaum. Na época de Jesus, era uma pequena aldeia com 50 a 70 casas. Os apóstolos Pedro, Filipe e André eram de Betsaida (Jo.1.44). Betsaida foi palco de grandes milagres realizados por Jesus. Infelizmente, a dureza de coração e falta de fé dos habitantes de Betsaida, levou Jesus a pronunciar juízo de maldição sobre eles. Betsaida, Corazim e Cafarnaum, são três cidades impenitentes sobre as quais Jesus lançou sobre elas juízo de maldição (Mt.11.20-24). 

CINCO LIÇÕES SOBRE A CURA DO CEGO DE BETSAIDA.

1- Levaram o cego a Jesus.

E chegou a Betsaida; e trouxeram-lhe um cego...

As vezes quando estamos passando por dias difíceis, precisamos de pessoas amigas que se preocupem em nos levar a Deus para solucionar nossos problemas.

2- Rogaram a Jesus para que Ele tocasse no cego.

... e rogaram-lhe que lhe tocasse.

Além de levarem o cego a Jesus, eles também intercederam pelo cego, porque se importavam por ele. Muitas vezes precisamos de amigos que sintam empatia por nós, e clamem a Deus intercedendo a nosso favor. 

3- Jesus tomou o cego pela mão e o levou fora de aldeia.

E, tomando o cego pela mão, levou-o para fora da aldeia...

Há lugares que não é propício para Jesus operar milagres. Continuar na aldeia onde há pessoas negativas, maldizentes e incrédulas, não receberemos os milagres de Deus.

4- Jesus curou o cego de forma inusitada.

.. e, cuspindo-lhe nos olhos e impondo-lhe as mãos, perguntou-lhe se via alguma coisa. E, levantando ele os olhos, disse: Vejo os homens, pois os vejo como árvores que andam. Depois, tornou a pôr-lhe as mãos nos olhos, e ele, olhando firmemente, ficou restabelecido e já via ao longe e distintamente a todos. 

Enquanto que, para o cego de Jericó Jesus o cura usando o poder da sua palavra, ao dizer: "Vê; a tua fé te salvou" (Lc.18.42), para o cego de nascença Ele cuspiu na terra, e, com a saliva, fez lodo, e colocou o lodo nos olhos do cego, e o mandou lavar-se no tanque de Siloé. O cego foi, lavou-se e ficou vendo (Jo.9.5-7). Deus tem suas formas especiais de realizar milagres, nós é que muitas vezes não entendemos a maneira como ele agi para operar milagres.

Esta cura do cego de Betsaida é o único caso de uma cura gradual efetuada por Jesus. Foi registrada para que saibamos que nem toda cura divina é instantânea. Há alguns casos, que o poder divino aniquila a enfermidade por etapa e devagar.  

5- Não entres na aldeia.

E mandou-o para sua casa, dizendo: Não entres na aldeia (v.26).

Esta ordem dada por Jesus ao eis cego, implica em dizer: Você agora é um novo homem, e não vai valer a pena você continuar convivendo com pessoas que não te valorizam e nem tem comunhão com você. Não entre na aldeia, porque lá você vai vê coisas que irão lhe entristecer e lhe deixar desanimado. Não entres na aldeia! Saia do meio dos incrédulos, dos zombadores e dos maldizentes. 

As vezes para Deus nos abençoar se faz necessário sairmos do lugar onde estamos, deixar de conviver com alguns que se dizem ser nossos amigos, e seguirmos a direção de Deus para novas conquistas e realizações. Amém!  

domingo, 13 de outubro de 2024

QUATRO MANIFESTAÇÕES DE DEUS NO SALMO 46.


O salmo 46 é um dos salmos mais belo e conhecido no livro dos salmos. Este salmo é anônimo, o seu escritor e poeta desconhecido, envia este cântico para o mestre de música, para ser cantado pelos coraítas, para as vozes agudas. Na transliteração original do hebraico para o português, na introdução do salmo diz: "Cântico sobre Alamote, para o cantor mor, entre os filhos de Corá". Este salmo com apenas 14 versos, é riquíssimo em conteúdo sobre Deus. "O SENHOR dos Exércitos está conosco" é uma expressão que se repete por duas vezes (v.7,11), indicando que este salmo era cantado em tempo de guerra. Neste salmo podemos encontrar quatro manifestações de Deus. 

1- A PRESENÇA DE DEUS. 

Há um rio cujos canais alegram a cidade de Deus, o Santo Lugar onde habita o Altíssimo. Deus nela está! Não será abalada! Deus vem em seu auxílio desde o romper da manhã (v.4,5). NVI

Deus presente há Proteção.

Deus presente há Provisão.

Deus presente há Estabilidade.

2- O PODER DE DEUS. 

Nações se agitam, reinos se abalam; Ele ergue a voz, e a terra se derrete (v.6). NVI

A Voz de Deus é Poderosa.  

A voz do SENHOR é poderosa; a voz do SENHOR é cheia de majestade (Sl.29.4).

A Mão de Deus é Poderosa. 

Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que, a seu tempo, vos exalte (I Pe.5.6).

O Braço de Deus é Poderoso. 

Tu tens um braço poderoso; forte é a tua mão, e elevada, a tua destra (Sl.89.13).

3- AS OBRAS DE DEUS (v.8,9).

Vinde, contemplai as obras do SENHOR; que desolações tem feito na terra! Ele faz cessar as guerras até ao fim da terra; quebra o arco e corta a lança; queima os carros no fogo (v.8,9). ARC

As Obras de Deus são Grandes.

Quão grandes são, SENHOR, as tuas obras! (Sl.92.5).

As Obras de Deus são Maravilhosas.

Maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem (Sl.139.14b).

As Obras de Deus são Terríveis.

Dizei a Deus: Quão terrível és tu nas tuas obras! Pela grandeza do teu poder se submeterão a ti os teus inimigos (Sl.66.3).

Vinde e vede as obras de Deus; é terrível nos seus feitos para com os filhos dos homens (Sl.66.5).

4- A EXALTAÇÃO DE DEUS (v.10).

Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus; serei exaltado entre as nações; serei exaltado sobre a terra (v.10). 

No hebraico o termo "Aquietai-vos" também admite a tradução "soltem-se", isto também equivale dizer: Desarmem-se, parem de lutar, fiquem tranquilos, Deus já venceu a nossa guerra.

Deus está Exaltado acima de todas as nações.

Exaltado está o SENHOR, acima de todas as nações, e a sua glória, sobre os céus (Sl.113.4).

Deus está Exaltado acima de todos os deuses.

Pois tu, SENHOR, és o Altíssimo em toda a terra; muito mais exaltado que todos os deuses (Sl.97.9).

Deus está Exaltado acima de todo o nome.

Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai (Fp.2.9-11). NVI Amém!  

sábado, 12 de outubro de 2024

TORNANDO-SE PEQUENO COMO CRIANÇA PARA SER GRANDE NO REINO DOS CÉUS.


Naquela mesma hora, chegaram os discípulos ao pé de Jesus, dizendo: Quem é o maior no Reino dos céus? E Jesus, chamando uma criança, a pôs no meio deles e disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos fizerdes como criança, de modo algum entrareis no Reino dos céus. Portanto, aquele que se tornar humilde como esta criança, esse é o maior no Reino dos céus (Mt.18.1-4). 

Os discípulos tiveram uma discursão acalorada sobre quem seria o maior no Reino dos céus. Não chegando a uma definição nem a um acordo entre eles, decidiram levar a questão a Jesus. Em oposição à mentalidade competitiva e autossuficiente dos discípulos, Jesus apresenta uma criança, alguém que é mais fraco na sociedade, que não tem motivos para vangloriar-se, nem cargos a defender; aquela que é totalmente dependente e se entrega espontaneamente à ajuda de outros. Fazendo assim, Jesus está ensinando que, ser grande é ser humilde, é ser pequeno diante de Deus e grande em caráter e virtude diante dos homens. 

Donald Stamps, comentarista da Bíblia de Estudo Pentecostal, na nota de rodapé diz: A verdadeira grandeza do ser humano é uma questão do nosso ser interior e do coração. É vista na pessoa que expressa sua fé e seu amor a Cristo, em sincera humildade, no desejo de servir tanto a Deus, quanto aos homens, e na disposição de ser considerado o menos importante no Reino de Deus (Fp.2.3).

A verdadeira grandeza não está na posição, no cargo, na liderança, no poder, na influência, nos diplomas de nível superior, na fama, na capacidade, nas grandes realizações, nem no sucesso. O que importa não é tanto o que fazemos para Deus, mas o que somos em espírito interiormente diante de Deus.

A verdadeira grandeza requer que sejamos grandes no que é justo. Temos que procurar ser grandes na fé, no caráter, na sabedoria, no autodomínio, na paciência, no amor, e em total devoção a Cristo.

Portanto, para Deus, ser grande é ser humilde, é ser servo, é ser convertido totalmente a Ele, é não ter a malícia do pecado e sim a simplicidade e prudência de Cristo na vida. Amém! 

sexta-feira, 11 de outubro de 2024

O ESPÍRITO DO MEDO.


Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação (II Tm.1.7).

Paulo lembrar a Timóteo que ele tem o dom de Deus, e que este dom foi lhe dado pela imposição das suas  mãos (v.6). Paulo percebeu a timidez de Timóteo e viu que o medo não gera ousadia para realizar a obra de Deus. É fato também que o medo ou o temor é um ato de covardia, muitas vezes por falta de fé do cristão. O dom do Espírito Santo está dentro de nós, o poder já nos foi outorgado por Jesus Cristo (Lc.10.19), só nos resta lançar fora o medo e exercitarmos fé diante das circunstâncias desafiadoras. Paulo escrevendo aos cristãos de Roma, diz: Porque não recebestes o espírito de escravidão, para, outra vez, estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai (Rm.8.15). O Espírito Santo habita no crente lhe dando a certeza que ele é filho de Deus. Os que são escravos do pecado vivem em temor, mas os que foram libertos da escravidão do pecado, receberam o Espírito de adoção de filhos e agora podem clamar com ousadia: "Aba, Pai!" Isto é, podem chamar Deus de Pai. Quem tem a Deus como Pai, não tem o que temer, porque maior do que todas as coisas, é Deus, nosso Pai que está conosco. Disse Jesus a Pedro: Não tenha medo; de agora em diante, serás pescador de homens (Lc.5.10). Deus fará proezas, coisas extraordinárias irão acontecer, quando lançarmos fora o medo e começarmos a agir com coragem e ousadia no Espírito. No Reino de Deus, não pode haver medo, porque onde há medo, perdemos espaço para o reino das trevas. Disse o Senhor, em visão, a Paulo: Não temas, mas fala e não te cales (At.18.9). ... e todos foram cheios do Espírito Santo e anunciavam com ousadia a palavra de Deus (At.4.31). O espírito de temor é o oposto da fé. Portanto, exercite a fé e seja ousado para realizar a obra de Deus, busque a direção do Espírito e desperte o dom de Deus em sua vida. Amém! 

quarta-feira, 9 de outubro de 2024

YOM KIPPUR - Significado Bíblico Do Dia Mais Sagrado Do Calendário Judaico.


Yom Kipur, ou o Dia da Expiação era uma assembleia solene; um dia em que o povo jejuava e se humilhava diante do SENHOR. Esta contrição de Israel salientava a gravidade do pecado e o fato de que a obra divina da expiação era eficaz somente para aqueles de coração arrependido e fé perseverante na justiça de Deus (Lv.16.29-34; Lv.23.26-32; Nm.23.27; Nm.15.30; 29.7). O Dia da Expiação levava a efeito a expiação de todos os pecados e transgressões não expiados durante o ano anterior (Lv.16.16-21). Precisava ser repetido cada ano da mesma maneira. 

Yom Kipur significa o Dia do Perdão eterno, celebrado uma vez a cada ano. Trata-se de uma das datas mais importantes e sagradas do judaísmo, comemorada no décimo dia a partir do Hosh Hashaná, primeiro dia do Ano Novo no calendário judaico. Yom Kipur, o Dia da Expiação comemorado nos dias 9 e 10 de Tishrei, no nosso calendário corresponde a 11 e 12 de Outubro, 2024.
O Yom Kipur, ou Dia do Perdão, é um feriado judaico que marca um dia de arrependimento e perdão: 
É uma das datas mais importantes do judaísmo e do samaritanismo. 
É comemorado no décimo dia do mês de Tishrei, o primeiro mês do calendário hebraico. 
É um dia de jejum, oração e penitência. 
É um dia para pedir perdão por falhas cometidas e se desculpar com as pessoas ofendidas. 
É um dia para se aproximar de Deus e da comunidade judaica.

DEZ RAZÕES PELAS QUAIS OS CRISTÃOS NÃO DEVEM PRATICAR O YOM KIPPUR:

1- É uma festa exclusiva do povo judeu.

2- É um ritual simbólico que apontava para Cristo, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.

3- São sombras da realidade futura, que se cumpriu em Cristo.

4- É uma figura do antítipo que leva ao tipo que é Cristo.

5- É um ato provisório da misericórdia de Deus, que apenas cobria os pecados e nunca removia definitivamente.

6- É um ritual repetitivo da Lei e não um benefício definitivo da graça de DEUS.

7- É uma festa tradicional dos judeus oriunda de Moisés, onde os pecados anuais são perdoados.

8- É um perdão que tem data de validade, porque se repete todos os anos.

9- É um perdão baseado em sacrifícios de animais, que foi aceito por Deus até chegar o sacrifício perfeito e completo de Cristo.

10- Era um ato que apenas cancelava a dívida provisoriamente, mas nunca removia completamente. Porém, em Cristo, a nossa dívida foi paga definitivamente. Aleluia! 

O Dia da Expiação está repleto de simbolismo que prenuncia a obra de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. O autor da carta aos hebreus realça o cumprimento, no novo concerto, da tipologia do Dia da Expiação (Hb.9.6; 10.18). O fato de que os sacrifícios do AT tinham de ser repetidos anualmente indica que eles eram provisórios. Apontavam para um tempo futuro quando, então, Cristo viria para remover definitivamente todo o pecado confessado (Hb.9.28; 10.10-18). Amém! 

sábado, 5 de outubro de 2024

A MORTE NIVELA TODOS.

 

No suor do teu rosto, comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado, porquanto és pó e em pó te tornarás (Gn.3.19).

... e o pó volte à terra, como era, e o espírito volte a Deus, que o deu (Ec.12.7).

E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo, depois disso, o juízo (Hb.9.27).

Porque nada trouxemos para este mundo e manifesto é que nada podemos levar dele (I Tm.6.7).

Falar de morte não é agradável, muitos tremem nas bases quando ouve falar sobre a morte. Mas, por mais que alguém tente ignorar a morte, ela existe, é real e ninguém escapará da morte. O dia final vai chegar para cada um de nós, esta é uma verdade incontestável. A verdade é que, a morte virá para todos. A morte virá para o rico e para o pobre, para o branco e para o preto, para o sábio e para o ignorante, para o famoso e para o anônimo, para o religioso e para o ateu, para o rei e para o servo, para os bons e para os maus. Com a morte todos os planos, projetos e sonhos terminam; com a morte, toda arrogância, orgulho, exaltação e prepotência são destruídos; com a morte todos são nivelados ao mesmo estado, não há títulos, diplomas, formações nem status social que faça a diferença, diante da morte todos são iguais. 

Deus não deu a nenhum ser humano o direito de escolher o dia do seu nascimento, nem o dia da sua morte; mas Ele nos deu o direito de escolher onde passaremos a eternidade. Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador, nos garante uma eternidade com Deus, Ele afirma: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá (Jo.11.25). As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem; e dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará das minhas mãos (Jo.10.27,28). A única coisa que vai fazer a diferença na morte, é a soberana graça de Deus. Amém! 

quinta-feira, 3 de outubro de 2024

OS ANJOS DESEJARAM PREGAR O EVANGELHO?


Houve um tempo em que muito se ensinou que os anjos desejaram ou anelaram pregar o Evangelho. Esta afirmativa foi baseada no texto da primeira carta de Pedro, 1.11,12. Todavia, ouve um grande equívoco por parte de alguns estudiosos da Bíblia em afirma algo que o texto não diz. 

Quem nunca ouviu a expressão?: “Você é um privilegiado porque pode pregar o Evangelho, algo que os anjos desejam mas não lhes é permitido”. Apesar de toda boa intenção por trás desta afirmação, com o objetivo de incentivar o trabalho evangelístico, ela não está correta. Lendo o versículo 12, em três versões diferentes, vamos perceber claramente que nada tem a ver alguém afirmar que os anjos desejam ou desejaram pregar o Evangelho de Cristo.

Aos quais foi revelado que, não para si mesmos, mas para nós, eles ministravam estas coisas que, agora, vos foram anunciadas por aqueles que, pelo Espírito Santo enviado do céu, vos pregaram o evangelho, para as quais coisas os anjos desejam bem atentar (I Pe.1.12). ARC

A eles foi revelado que estavam ministrando, não para si próprios, mas para vocês, quando falaram das coisas que agora lhes foram anunciadas por meio daqueles que lhes pregaram o evangelho pelo Espírito Santo enviado dos céus; coisas que até os anjos anseiam observar (I Pe.1.12). NVI

A eles foi predito que estavam ministrando não para si próprios, mas sim para vós, quando profetizaram as verdades que agora vos foram anunciadas por intermédio daqueles que vos pregaram o Evangelho mediante o Espírito Santo enviado dos céus, assuntos esses que até os anjos anseiam acompanhar minuciosamente (I Pe.1.12). BKJ

A nota de rodapé da BKJ, diz: Pedro estabelece um paralelo entre os versículos 11 e 12, entre a geração dos profetas do AT e da igreja no NT. O Espírito e a mensagem são os mesmos; no AT, como "promessa", e no NT, como "cumprimento". O evangelho engloba a mensagem profética junto com sua realização histórica. Todo esse processo é tão impressionante que Pedro usa a expressão grega original "epithymusin" para descrever o sentimento de "grande ansiedade" dos anjos que, conforme o termo original seguinte "parakypsai (perscrutar), agem como "alguém que, observando os fatos do alto de uma sacada, encurva-se para mais atentamente acompanhar o desenrolar dos acontecimentos". Ou seja, os anjos nos contemplam na expectativa de nossa perseverança, e glória na fé em Cristo, diante dos sofrimentos e os desafios de um mundo tenebroso que se afasta de Deus. 

O texto não diz que os anjos queriam ou anelavam pregar o Evangelho aos homens, mas que eles querem conhecer, querem compreender o mistério da redenção em Cristo que eu e você experimentamos em nossas vidas.  

Uma outra coisa relacionada ao Evangelho que envolve os anjos, é que eles se alegram quando os pecadores se arrependem e voltam-se para Cristo. Está escrito: Assim vos digo que há alegria diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende (Lc.15.10). 

Os anjos também estão a serviço dos crentes que irão herdar a salvação. Assim está escrito: Não são todos os anjos, espíritos ministradores, enviados para servir em benefício dos que herdarão a salvação? (Hb.1.14).

Os anjos também observam o comportamento da congregação dos cristãos (I Co.11.10; Ef.3.10; I Tm.5.21). 

Há muitas outras atividades dos anjos na bíblia, menos a de pregar o Evangelho. Até porque, Deus na sua sabedoria escolhe os humanos, homens cheios de fraquezas, mas transformados pelo poder do Evangelho, para testemunharem a outros humanos o poder transformador do Evangelho de Cristo. Virtude que os anjos não experimentaram, nem têm experiência de salvação e libertação do pecado.